Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FRANÇA, MARIA DO SOCORRO FÉLIX PEREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-30T13:31:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-30T13:31:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_versão final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868374 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto dissertativo aponta os resultados de um estudo do meio que teve como área analisada, o Centro histórico de João Pessoa, promovido no mês de setembro do ano de 2022, entre estudantes do Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões. Consideramos que aplicação da metodologia seja capaz de proporcionar aos alunos participantes um diálogo entre os vestígios do passado colonial e que perduram no tempo presente, oferecendo a eles uma visão das perspectivas de rupturas, permanências, temporalidades históricas e múltiplos usos que os espaços geográficos podem assumir ao longo do tempo. As turmas convidadas a participar do projeto pertenciam, à época de sua execução, ao 9º Ano do Ensino Fundamental e, por quase dois anos letivos – devido à Pandemia da Covid-19 -, assistiram aulas no formato remoto, de forma que, seu envolvimento em uma atividade desta natureza, permitiu que reforçassem o conhecimento acerca da História Colonial, além de estudar os diferentes processos, conflitos e temporalidades históricas presentes na região. Para análise da atividade, houve a aplicação de dois questionários: o primeiro deles, realizado imediatamente após a saída de campo, ainda no ano de 2022, semiestruturado, cujos objetivos foram detectar um perfil socioeconômico e cultural dos estudantes envolvidos; compreender o processo de ensino-aprendizagem da História Local e propor um balanço do estudo do meio. O segundo, realizado um ano depois, no mês de outubro de 2023, também semiestruturado, proporcionou uma visão mais ampla dos resultados da atividade, permitindo a análise dos conceitos conhecidos pelos alunos e necessários para compreensão da propositura da atividade. Para estabelecer um diálogo entre as problemáticas apresentadas ao longo do texto, utilizamos textos de Gonçalves (2007), Bittencourt (2008), Honor (2006), Assad (2017), Dias (1996), Pacheco (2017) entre outros, além de fontes primárias, a exemplo do relatório do engenheiro de minas Francisco Retumba. Além do estudo do meio, temos como fruto do trabalho realizado o roteiro utilizado na saída de campo, que poderá ser adotado durante atividades semelhantes, voltados ao ensino da História de João Pessoa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,64 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo do Meio | pt_BR |
Título: dc.title | Dialogando com os testemunhos do passado local através do patrimônio cultural edificado : um estudo do meio no centro de João Pessoa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_versão final.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868374/2/Dissertação_versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons