Desvendando o Movimento: Explorando Funções com o Tracker

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Thiago de Vaconcelos-
Autor(es): dc.contributor.authorFialho, Roberto Paulo Bibas-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorChaquiam, Miguem-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-29T13:57:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-29T13:57:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-29-
identificador: dc.identifier.otherDesvendando o Movimento: Explorando Funções com o Trackerpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868317-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho foi idealizado durante as aulas durante as aulas da disciplina de Modelagem no Ensino da Matemática, do programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará. Com a ideia da criação de um Livreto com o objetivo de instrumentalizar ao professor o uso do software o Tracker como ferramenta de ensino, afim de consolidar o conhecimento do Objeto Matemático Funções, como também construir uma visão integrada da Matemática aplicada à realidade. O software Tracker é um programa disponível para computadores, destinado principalmente para análise de movimento e rastreamento de objetos em vídeos. Amplamente utilizado em pesquisas científicas, educação e em projetos que envolvem a análise de fenômenos que mudam ao longo do tempo. Desse modo, permite ao aluno interpretar e investigar criticamente situações da Matemática aplicada à realidade, construir modelos e analisar os resultados obtidos por meio da análise de vídeos do ponto de vista físico. E como se trata de uma ferramenta gratuita e de código aberto, o download e uso não possuem nenhum custo. O objetivo desse projeto é permitir que o professor tenha conhecimento e acesso ao software, além de servir de guia para o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática pelo aluno, por meio da exploração conceitos de funções e a relação entre as variáveis, por meio das análises detalhadas de movimento de objetos, como bolas em queda ou veículos em movimento. Este projeto possui duas etapas de atividades, com o objetivo explorar engajar os alunos por meio de perguntas e discussões, através do software. O primeiro momento, Ação e consciência: explorando movimentos na realidade, explica e explora o software Tracker; o momento posterior, aprofundando no universo das funções, dá continuidade ao estudo com o auxílio de outra ferramenta, o “Desmos – Calculadora Gráfica” para realizar o estudo mais profundo das discursões do primeiro momento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1409pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de funçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware Trackerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware Desmospt_BR
Título: dc.titleDesvendando o Movimento: Explorando Funções com o Trackerpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais