Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Graciela Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Jafelice, Rosana Sueli da Motta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-26T18:27:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-26T18:27:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Graciela Nunes da Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868254 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este é o manual para a elaboração de um recurso tecnológico nas aulas de matemática no Ensino Médio e também é um dos produtos educacionais da pesquisa intitulada “ESTUDO FARMACOLÓGICO VIA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA E CONJUNTOS FUZZY NO ENSINO MÉDIO”. O manual tem como objetivo auxiliar os professores de matemática em suas aulas sobre o conteúdo de progressão geométrica (PG) por meio das tecnologias digitais e Modelagem Matemática, facilitando a compreensão e resolução pelos estudantes, de problemas relacionados a fenômenos reais. É importante destacar a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) presentes neste manual, em que são associadas a lógica fuzzy, o pensamento computacional e outras habilidades cognitivas. Para tanto, utilizou-se o programa computacional Fuzzy Inference System Professional (FisPro) Disponível em: https://www.fispro.org/en/, desenvolvendo-se um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF), de acordo com o modelo farmacocinético estudado. Com o objetivo de responder a pergunta motivadora da pesquisa: “Como desenvolver e aplicar uma sequência didática via Progressão Geométrica, sobre medicamentos no Ensino Médio, utilizando a lógica fuzzy?”. Uma sequência didática com 12 aulas foi elaborada e aplicada com os estudantes. Inicialmente, os estudantes tiveram contato com a temática sobre o uso indevido de medicamentos e os riscos da intoxicação medicamentosa. A partir de atividades propostas na sequência didática, foram feitas revisões dos conjuntos clássicos, a introdução do conceito de meia-vida a partir da PG, a introdução de um novo conceito, os conjuntos fuzzy, a construção do protótipo de um organismo humano, bem como simulações do risco de intoxicação por medicamentos, utilizando um protótipo (simulador). Essa proposta metodológica foi desenvolvida e pautada nas diretrizes do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e alinhada à proposta de trabalho da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3234 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | conjuntos fuzzy | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | progressão geométrica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | intoxicação medicamentosa | pt_BR |
Título: dc.title | Manual para construção do protótipo do organismo humano com controle fuzzy | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Graciela Nunes da Silva.pdf | Produto Educacional - Graciela Nunes da Silva | 3.23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868254/2/Produto Educacional - Graciela Nunes da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons