Manual para construção do protótipo do organismo humano com controle fuzzy

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Graciela Nunes-
Autor(es): dc.contributor.authorJafelice, Rosana Sueli da Motta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-26T18:27:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-26T18:27:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Graciela Nunes da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868254-
Resumo: dc.description.abstractEste é o manual para a elaboração de um recurso tecnológico nas aulas de matemática no Ensino Médio e também é um dos produtos educacionais da pesquisa intitulada “ESTUDO FARMACOLÓGICO VIA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA E CONJUNTOS FUZZY NO ENSINO MÉDIO”. O manual tem como objetivo auxiliar os professores de matemática em suas aulas sobre o conteúdo de progressão geométrica (PG) por meio das tecnologias digitais e Modelagem Matemática, facilitando a compreensão e resolução pelos estudantes, de problemas relacionados a fenômenos reais. É importante destacar a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) presentes neste manual, em que são associadas a lógica fuzzy, o pensamento computacional e outras habilidades cognitivas. Para tanto, utilizou-se o programa computacional Fuzzy Inference System Professional (FisPro) Disponível em: https://www.fispro.org/en/, desenvolvendo-se um Sistema Baseado em Regras Fuzzy (SBRF), de acordo com o modelo farmacocinético estudado. Com o objetivo de responder a pergunta motivadora da pesquisa: “Como desenvolver e aplicar uma sequência didática via Progressão Geométrica, sobre medicamentos no Ensino Médio, utilizando a lógica fuzzy?”. Uma sequência didática com 12 aulas foi elaborada e aplicada com os estudantes. Inicialmente, os estudantes tiveram contato com a temática sobre o uso indevido de medicamentos e os riscos da intoxicação medicamentosa. A partir de atividades propostas na sequência didática, foram feitas revisões dos conjuntos clássicos, a introdução do conceito de meia-vida a partir da PG, a introdução de um novo conceito, os conjuntos fuzzy, a construção do protótipo de um organismo humano, bem como simulações do risco de intoxicação por medicamentos, utilizando um protótipo (simulador). Essa proposta metodológica foi desenvolvida e pautada nas diretrizes do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e alinhada à proposta de trabalho da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3234 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectconjuntos fuzzypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprogressão geométricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectintoxicação medicamentosapt_BR
Título: dc.titleManual para construção do protótipo do organismo humano com controle fuzzypt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
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