Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Bañuelos-Barrera, Yolanda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bañuelos-Barrera, Patricia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Álvarez-Aguirre, Alicia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castillo-Arcos, Lubia del Carmen | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda-Félix, Patricia Enedina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-26T20:20:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-26T20:20:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868238 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Objetivo: Conocer la asociación entre el abuso infantil, actividad física, consumo de sustancias, resiliencia, funcionalidad familiar, acoso escolar, y la violencia en mujeres universitarias. Conocer la prevalencia y factores asociados a violencia en mujeres estudiantes universitarias mexicanas. Método: Se usó un diseño descriptivo, transversal, observacional en 1435 mujeres estudiantes universitarias seleccionadas aleatoriamente. Se obtuvieron datos sociodemográficos, antecedentes de abuso infantil, actividad física, consumo de sustancias, resiliencia, apgar familiar, percepción de bullying y violencia actual en mujeres universitarias. El análisis de datos en SPSS v24 incluyó estadística descriptiva, U de Mann Whitney y regresión lineal múltiple. Resultados. El 45% practicaba deporte; 23,4% refirió abuso infantil; 20,5%, 67,5% y 5,5% consumen tabaco, alcohol o drogas respectivamente. Se encontraron promedios de resiliencia de 77,7 (DE = 10,7); funcionalidad familiar 39,9 (DE = 10,4); acoso escolar 22,9 (DE = 18,0) y violencia actual 11,1 (DE = 9,6) respectivamente. Las mujeres que reportaron antecedente de abuso infantil mostraron menor resiliencia menor funcionalidad familiar, mayor acoso escolar y mayor violencia que quienes negaron ese antecedente. El abuso infantil, resiliencia, funcionalidad familiar, acoso escolar y el consumo de sustancias explicaron el 27% de la violencia (F = 89,34; p = 0,000). Conclusiones: Indispensable fortalecer factores protectores de violencia, la identificación y tratamiento integral de los factores de riesgo, para disminuir el impacto negativo en la salud física y mental de los/las mujeres universitarias. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abuso infantil | pt_BR |
Título: dc.title | Child abuse, resilience, family functionality, bullying, substance use and violence in female university students (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
abuso-infantil-resiliencia-funcional.pdf | 641.16 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868238/1/abuso-infantil-resiliencia-funcional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: