Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Argemiro, Ederson Vinícius | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Evandro Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rossi, Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-26T13:48:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-26T13:48:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Abordagem do conteúdo de isomeria no ensino médio por meio da modalidade híbrida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868207 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi elaborado como resultado do trabalho de pesquisa realizado no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional/PROFQUI, com polo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. Está estruturado no formato de uma sequência didática, com o objetivo de proporcionar aos professores de Química do Ensino Médio um material diferenciado e de apoio para abordar os conteúdos de isomeria (constitucional, geométrica e óptica). A sequência didática apresenta-se em 4 tópicos, sendo cada um deles dedicado ao ensino dos diferentes tipos de isomeria. Cada tópico contém diversificadas atividades educacionais estruturadas e articuladas intencionalmente, para que o propósito do ensino de isomeria seja atingido. No desenvolvimento das atividades, é aplicada a modalidade do Ensino Híbrido, que se mostra adequada no âmbito educacional e está aliada ao cenário atual do avanço das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação/TDIC. Antes da pandemia daCovid-19, o Ensino Híbrido já era uma tendência em crescimento, oferecendo aos alunos a possibilidade de realizarem seus estudos de forma presencial e on-line, com o uso das TDIC. Todas as atividades foram planejadas utilizando-se dos aplicativos WhatsApp e Edpuzzle para a mediação dos estudos on-line, pois ambos são muito utilizados e de fácil acesso. A disponibilidade de computador, celular ou tablet com acesso à internet pelo professor e aluno se faz necessária para que se possa propor e realizar as atividades on-line. A sequência didática é adequada para ser aplicada nos estudos de Química Orgânica e os materiais utilizados para a elaboração de algumas atividades são de fácil acesso e baixo custo, facilitando o professor no momento de planejamento, elaboração e aplicação das atividades aos alunos. Destaca-se que este produto educacional é uma sugestão adequada para ser trabalhado os conteúdos de isomeria, podendo o professor fazer adequações ou alterações durante sua aplicação, isto é, pode ser adaptado de acordo com cada realidade escolar. O professor pode aplicar a sequência didática aos alunos individualmente, distribuídos em grupos ou de qualquer outra forma que considerar adequada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.643 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | isomeria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino híbrido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologias digitais de informação e comunicação | pt_BR |
Título: dc.title | Abordagem do conteúdo de isomeria no ensino médio por meio da modalidade híbrida | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons