Abordagem do conteúdo de isomeria no ensino médio por meio da modalidade híbrida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorArgemiro, Ederson Vinícius-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Evandro Roberto-
Autor(es): dc.contributor.authorRossi, Alexandre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-26T13:48:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-26T13:48:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
identificador: dc.identifier.otherAbordagem do conteúdo de isomeria no ensino médio por meio da modalidade híbridapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868207-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi elaborado como resultado do trabalho de pesquisa realizado no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional/PROFQUI, com polo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. Está estruturado no formato de uma sequência didática, com o objetivo de proporcionar aos professores de Química do Ensino Médio um material diferenciado e de apoio para abordar os conteúdos de isomeria (constitucional, geométrica e óptica). A sequência didática apresenta-se em 4 tópicos, sendo cada um deles dedicado ao ensino dos diferentes tipos de isomeria. Cada tópico contém diversificadas atividades educacionais estruturadas e articuladas intencionalmente, para que o propósito do ensino de isomeria seja atingido. No desenvolvimento das atividades, é aplicada a modalidade do Ensino Híbrido, que se mostra adequada no âmbito educacional e está aliada ao cenário atual do avanço das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação/TDIC. Antes da pandemia daCovid-19, o Ensino Híbrido já era uma tendência em crescimento, oferecendo aos alunos a possibilidade de realizarem seus estudos de forma presencial e on-line, com o uso das TDIC. Todas as atividades foram planejadas utilizando-se dos aplicativos WhatsApp e Edpuzzle para a mediação dos estudos on-line, pois ambos são muito utilizados e de fácil acesso. A disponibilidade de computador, celular ou tablet com acesso à internet pelo professor e aluno se faz necessária para que se possa propor e realizar as atividades on-line. A sequência didática é adequada para ser aplicada nos estudos de Química Orgânica e os materiais utilizados para a elaboração de algumas atividades são de fácil acesso e baixo custo, facilitando o professor no momento de planejamento, elaboração e aplicação das atividades aos alunos. Destaca-se que este produto educacional é uma sugestão adequada para ser trabalhado os conteúdos de isomeria, podendo o professor fazer adequações ou alterações durante sua aplicação, isto é, pode ser adaptado de acordo com cada realidade escolar. O professor pode aplicar a sequência didática aos alunos individualmente, distribuídos em grupos ou de qualquer outra forma que considerar adequada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.643 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectisomeriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
Título: dc.titleAbordagem do conteúdo de isomeria no ensino médio por meio da modalidade híbridapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons