ESTRUTURAS MOLECULARES EM AÇÃO: Utilizando o lúdico para auxiliar na aprendizagem de fundamentos de química orgânica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Karlos Alexandre-
Autor(es): dc.contributor.authorRossi, Alexandre-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Evandro Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-26T13:28:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-26T13:28:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
identificador: dc.identifier.otherESTRUTURAS MOLECULARES EM AÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868206-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional apresentado aos professores e pesquisadores da área de ensino de Química foi estruturado e desenvolvido com o objetivo de sugerir uma proposta desafiadora e prazerosa de aprendizagem dos conteúdos fundamentais de Química Orgânica aos alunos do Ensino Médio Regular (EM) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante a leitura do texto referente a esse produto educacional são apresentadas: a relevância pedagógica do jogo lúdico EMA, as peças e as cartas contendo as instruções para a montagem de estruturas moleculares dos compostos orgânicos, as regras de como cada partida deve ser jogada e as principais contribuições para o ensino de Química Orgânica. O jogo lúdico EMA proposto e validado permite uma maior interação entre os jogadores, melhor assimilação dos conhecimentos adquiridos, jogabilidade, desafio e criatividade. Esperamos que esse produto educacional contribua com a prática pedagógica dos professores de Química do EM e EJA, de modo que os alunos possam tanto aprender novos conteúdos, como revisar os conhecimentos sobre os fundamentos de Química Orgânica previamente adquiridos. Visando atender as diferentes realidades pedagógicas das escolas e facilitar a aprendizagem, destacamos que o jogo lúdico EMA pode ser adaptado conforme as necessidades do professor, como por exemplo, na demonstração dos conteúdos de isomeria, funções e reações orgânicas. Além disso, o jogo lúdico EMA pode ser utilizado como ferramenta para a avaliação dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.735 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectquímica orgânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquebra-cabeçapt_BR
Título: dc.titleESTRUTURAS MOLECULARES EM AÇÃO: Utilizando o lúdico para auxiliar na aprendizagem de fundamentos de química orgânicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons