Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Karlos Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rossi, Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Evandro Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-26T13:28:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-26T13:28:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | ESTRUTURAS MOLECULARES EM AÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868206 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional apresentado aos professores e pesquisadores da área de ensino de Química foi estruturado e desenvolvido com o objetivo de sugerir uma proposta desafiadora e prazerosa de aprendizagem dos conteúdos fundamentais de Química Orgânica aos alunos do Ensino Médio Regular (EM) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante a leitura do texto referente a esse produto educacional são apresentadas: a relevância pedagógica do jogo lúdico EMA, as peças e as cartas contendo as instruções para a montagem de estruturas moleculares dos compostos orgânicos, as regras de como cada partida deve ser jogada e as principais contribuições para o ensino de Química Orgânica. O jogo lúdico EMA proposto e validado permite uma maior interação entre os jogadores, melhor assimilação dos conhecimentos adquiridos, jogabilidade, desafio e criatividade. Esperamos que esse produto educacional contribua com a prática pedagógica dos professores de Química do EM e EJA, de modo que os alunos possam tanto aprender novos conteúdos, como revisar os conhecimentos sobre os fundamentos de Química Orgânica previamente adquiridos. Visando atender as diferentes realidades pedagógicas das escolas e facilitar a aprendizagem, destacamos que o jogo lúdico EMA pode ser adaptado conforme as necessidades do professor, como por exemplo, na demonstração dos conteúdos de isomeria, funções e reações orgânicas. Além disso, o jogo lúdico EMA pode ser utilizado como ferramenta para a avaliação dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.735 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | química orgânica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | quebra-cabeça | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRUTURAS MOLECULARES EM AÇÃO: Utilizando o lúdico para auxiliar na aprendizagem de fundamentos de química orgânica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ESTRUTURAS MOLECULARES EM AÇÃO.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868206/2/ESTRUTURAS MOLECULARES EM AÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons