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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Martins, Francisco Moacir de Melo Catunda | - |
Autor(es): dc.contributor | Berten, André | - |
Autor(es): dc.contributor | valeskazanello@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Loyola, Valeska Maria Zanello de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-24T13:47:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-24T13:47:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44351 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-2531-5581 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/858935 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado ) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2005. | - |
Descrição: dc.description | Tese digitalizada no âmbito do Projeto de Digitalização de teses e dissertações da UnB. | - |
Descrição: dc.description | Na clínica psicanalítica temos um contexto de dissimetria instaurado e sustentado pela regra fundamental e pela técnica analítica, incitadora da transferência. Nele, as experiências de linguagem e de escuta da metáfora são essencialmente diferentes para o paciente e para o analista. Esta tese teve como escopo apontar as funções que a metáfora exerce quando proferida neste contexto, seja na associação livre do paciente, seja na interpretação analítica. Para tanto, partimos da contribuição da filosofia da linguagem, sobretudo da pragmática e da hermenêutica. Apontamos as seguintes funções da metáfora na associação livre: nomeação, potenciação, encobrimento/ disfarce. Já na interpretação, destacamos: nomeação, construção, revitalização, phármakon, promoção de humor, criação de intimidade, mas também a possibilidade da sugestão, do tecnicismo e da pedagogia. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metáfora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicoterapia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clínica | - |
Título: dc.title | A metáfora no trabalho clínico : ensaios teórico-clínicos acerca das funções da metáfora no processo analítico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB (old) |
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