Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoura, Ricardo José de-
Autor(es): dc.creatorParanhos, Isabela Levi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-24T13:33:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-24T13:33:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/853846-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.-
Descrição: dc.descriptionA prática de exercícios físicos traz benefícios ao funcionamento das funções executivas e ao desempenho acadêmico. Com base na hipótese de que aulas de circo são uma atividade física que exigem maior engajamento cognitivo de seus participantes, o objetivo desta pesquisa foi avaliar se crianças submetidas a uma intervenção física com aulas de circo exibiam melhores padrões de desempenho em tarefas neuropsicológicas e desempenho escolar comparadas ao grupo controle. Através de delineamento pré-teste e pós-teste, foram mensurados o desempenho de alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola de Brasília. Participaram 57 estudantes com idades entre 8 e 12 anos, distribuídos em uma das duas condições disponíveis. Os resultados demonstraram que não houve diferença significativa em nenhum dos grupos no pós-teste. A análise do índice de mudança relativa, do tamanho do efeito eta quadrado parcial e do índice d de Cohen revelaram alguns benefícios para o grupo experimental. Conclui-se que as aulas de circo, da forma aqui implementada, não foram suficientes para produzir efeitos nas funções executivas e no desempenho acadêmico.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionThe practice of physical activity benefits the functioning of executive functions and academic performance. Based on the hypothesis that circus classes are a physical activity that require cognitive engagement, the objective of this research was to evaluate if children whoo took to a circus classes exhibited better performance standards in neuropsychological tasks and academic achievement compared to the control group. Through a pre-test and post-test design, the performance of 4th and 5th grade students from a school in Brasilia was measured. Fifty seven students aged 8 to 12 years, in one of two conditions. The results showed that there was no significant difference in any of the post-test groups. The analysis of the relative change rate, the size of the partial square eta effect, and the Cohen d index revealed some benefits for the experimental group. It was concluded that circus classes were not enough to produce effects on executive functions and academic performance, but there was a potential for improvement in performance after the intervention, reinforcing the importance and effectiveness of the investment in executive functions with physical activities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade física-
Palavras-chave: dc.subjectCircos-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectNeuropsicologia - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAulas de circo-
Título: dc.titleContribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB (old)

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