Análise financeira para adoção de um sistema de telefonia VoIP : estudo de caso da Secretaria de Economia do Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConceição, Pedro Henrique Zuchi da-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Jorge Madeira-
Autor(es): dc.contributorclaudio.sasaki@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorSilva, Claudio Sasaki da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-24T13:25:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-24T13:25:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/851178-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2021.-
Descrição: dc.descriptionSegundo Faria (2017, p. 1), "a comunicação é imprescindível para a vida de qualquer pessoa. Ela possibilita a interação do indivíduo com o mundo. Nos primórdios da existência humana, na idade da pedra já havia comunicação; da mesma forma que o homem utilizava sinais, expressões faciais e gestuais para se comunicar, ele também os utilizava para identificar o que o mundo lhe dizia – sabia distinguir rapidamente quando um animal era uma ameaça ou uma presa. Podemos dizer, sem medo de errar, que a comunicação foi o primeiro meio de sobrevivência de que o ser humano fez uso. (...) No decorrer do tempo, é notório o quanto o ser humano se dedicou a esta nobre tarefa fazendo uso de diversos meios para esse fim: sinal de fumaça, pombo correio, pergaminhos, cartas, telex, telefone – vale tudo: texto, imagem, som, formas, cores, expressões, gestos, ícones, códigos etc. Em consequência disto, a maneira do ser humano se comunicar foi se tornando cada vez mais sofisticada." O presente estudo objetiva explicitar o funcionamento, as características, vantagens e desvantagens de dois sistemas de telefonia usados atualmente: o convencional e o VoIP. O tema surgiu do grande crescimento desse novo sistema de telefonia, que funciona sob a rede mundial de computadores, a Internet, tendo como seu maior atrativo aos usuários, o custo. Pretendeu-se, na execução desta pesquisa, analisar financeiramente diversas opções de soluções VoIP, utilizando como parâmetros o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), a fim de identificar qual seria a melhor opção para a Secretaria de Economia do Distrito Federal.-
Descrição: dc.descriptionAccording to Faria (2017, p. 1), “communication is essential for anyone’s life. It enables the people interaction with the world. In the beginning of human existence, in the stone age, there was already communication; in the same way that man used signs, facial and gestural expressions to communicate, he also used them to identify what the world was telling him – he knew how to quickly distinguish if an animal was a threat or prey. We can say, without fear of making mistakes, that communication was the first way of survival that the human being used. (...) In the course of time, it is clear how the human being dedicated to this noble task using various means for this purpose: smoke signal, carrier pigeon, parchments, letters, telex, telephone – anything goes: text, image, sound, shapes, colors, expressions, gestures, icons, codes etc. As a result, the way of human beings to communicate has become increasingly sophisticated. “The present study follows this idea and seeks to explain the operation, characteristics, advantages and disadvantages of two telephone systems currently used: conventional and VoIP. The theme arose from the great growth of this new telephone system that works under the world wide web, the Internet, with its greatest attraction to users, its cost. At the end of this study, the intention is to make a financial analysis of several options for VoIP solutions – using NPV and IRR as parameters – and to identify which would be the best option for the Secretary of Economy of Federal District.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de telefonia-
Palavras-chave: dc.subjectVoIP-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise financeira-
Palavras-chave: dc.subjectValor Presente Líquido (VPL)-
Palavras-chave: dc.subjectTaxa Interna de Retorno (TIR)-
Título: dc.titleAnálise financeira para adoção de um sistema de telefonia VoIP : estudo de caso da Secretaria de Economia do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB (old)

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