Professores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMieto, Gabriela Sousa de Melo-
Autor(es): dc.creatorBarbato, Silviane Bonaccorsi-
Autor(es): dc.creatorRosa, Alberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-24T13:12:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-24T13:12:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30132-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/846126-
Descrição: dc.descriptionAnalisamos a produção de significados em posicionamentos docentes em relação a práticas virtuosas em contexto inclusivo, realizando-se estudo de caso de professora em experiência inicial na inclusão, com quatro sessões de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise dialógica temática. Foi elaborado Mapa Semântico composto a partir da posição Ser Professora, pelos temas que interagem dialogicamente em múltiplos planos: Formação do Professor, Práticas Pedagógicas Anteriores e Atuais, Papel do Professor e Expectativas. Resultados indicam que a participante organiza seu discurso a partir da ambivalência entre o que é enunciado pela política pública e as condições de formação e trabalho docente. Conclui-se que as posições orientadas ao fazer virtuoso vinculam-se aos diferentes níveis de reflexividade sobre a ação docente com os alunos em inclusão.-
Descrição: dc.descriptionWe analyzed the production of meanings in teachers’ positioning related to virtuous practices in inclusive education. A teacher in initial professional experience took part in four open-ended interviews sessions, data were submitted to a dialogic thematic analysis and a semantic map was produced. The position “being a teacher” generated 6 main themes that dialogically interact in multiple plans: teacher’s education; previous and present pedagogic practices; the role of the teacher; tensions and expectations. Results indicated that an ambivalence between Public Policy and the conditions of teacher’s education and work in inclusive schools regulated the participant’s discourse. We conclude that positions oriented towards virtuosity were linked to different levels of reflexivity on the teacher’s actions with students in inclusive education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500209&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectVirtudes-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Título: dc.titleProfessores em transição : produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar-
Título: dc.titleTeachers in transition : a study on production of meanings in initial practice in inclusive education-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB (old)

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