Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Klever Corrente-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Olgamir Francisco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-24T13:09:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-24T13:09:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45546-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/845317-
Descrição: dc.descriptionO mundo, nos últimos anos, vivencia transformações profundas que emergem da quarta revolução industrial. Iniciada no século XXI e baseada na revolução digital, a revolução em questão é caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias digitais mais sofisticadas e integradas. As mudanças disruptivas, que tais tecnologias trazem para o mundo do trabalho, reconfiguram as ocupações e as competências dos indivíduos. Nesse contexto, é necessário que as pessoas estejam preparadas e tenham compatibilidade entre suas competências e as necessidades do novo paradigma. Portanto, o propósito educacional emergente é preparar os indivíduos para o futuro incerto e que demanda flexibilidade. Diante disso, o objetivo deste artigo é entender a competência de compreensão do mundo do trabalho e de realização de escolhas alinhadas ao projeto de vida levando em consideração o contexto da quarta revolução industrial. Como metodologia, utilizou-se da revisão teórica e da pesquisa documental para atingir os objetivos propostos por este artigo. Evidenciou-se as características da quarta revolução industrial, a relação dialética entre a educação e o trabalho e a importância do trabalho com Projeto de Vida nessa conjuntura. Constata-se que o desenvolvimento da competência “Trabalho e Projeto de Vida” no ambiente educacional é capaz de habilitar os alunos a avaliarem e enfrentarem as escolhas e decisões compatíveis com o seu projeto de vida.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsInformação extraída da PORTARIA Nº 120, DE 17 DE MARÇO DE 2021, que regulamenta a Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - CAPÍTULO IV - Direitos Autorais Art. 19. Os autores que desejam publicar na Revista deverão concordar com os seguintes termos: I – autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação; II – os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial - CC BY-NC. Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; III – o conteúdo dos manuscritos deve ser original, além de não ter sido publicado e nem estar em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico científico; IV – autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (por exemplo, como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; V – autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; e VI – autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/62a4f3fc15564aa2b658d814bdb90f84/see_prt_120_2021.html.-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de vida-
Palavras-chave: dc.subjectQuarta revolução industrial-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação vocacional e profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleTrabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB (old)

Não existem arquivos associados a este item.