Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAmorim, Cláudia Naves David (org.)-
Autor(es): dc.creatorSales, Gustavo de Luna (org.)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Joára Cronemberger Ribeiro (org.)-
Autor(es): dc.creatorDurante, Luciane Cleonice (org.)-
Autor(es): dc.creatorBüttner, Simone Berigo (org.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-24T12:29:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-24T12:29:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45155-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/831174-
Descrição: dc.descriptionO livro “Inovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído” apresenta uma seleção de artigos apresentados no VI Enanparq, ocorrido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. As contribuições trazidas por esse livro demonstram que teorias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda estão sendo discutidas e formuladas e que muitos experimentos vêm sendo desenvolvidos, na busca de melhores práticas. No âmbito da pesquisa e formação em conforto ambiental e arquitetura sustentável, destaca-se um ambiente variável, ambíguo e complexo, que demanda novas perspectivas para o ensino em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, faz-se destaque à pedagogia intitulada blended learning, ou aprendizagem híbrida, método que une elementos do ensino online e presencial, muito explorado durante a pandemia. Faz-se destaque também à sala de aula invertida, em que o estudante deve assistir a palestras e ler textos disponibilizados antes das aulas práticas, de forma a aumentar o tempo em sala de aula para a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Os resultados dessas novas pedagogias para o ensino de projeto arquitetônico e conforto ambiental ainda não se demonstraram, no entanto, inteiramente positivos, sendo a discussão de estudos de caso bastante válida. Vale ressaltar, nesse sentido, que a tradição do ateliê para o ensino de projeto arquitetônico não se demostra facilmente adaptável ao ensino à distância, tendo em vista o princípio da conversa reflexiva entre estudante e instrutor.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se aos termos de autorização assinados pelos organizadores com as seguintes condições: Atribuição-NãoComercial (BY-NC) Obrigatório dar crédito ao autor da obra. Proibido uso comercial da obra. Permite obras derivadas. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas do seu trabalho, desde que não comercialmente e sempre indicando sua autoria.Obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença, mas devem sempre dar os créditos à sua autoria.-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectAcústica arquitetônica-
Palavras-chave: dc.subjectConforto ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Título: dc.titleInovações e tendências no ensino e pesquisa em conforto ambiental e sustentabilidade do ambiente construído-
Tipo de arquivo: dc.typeLivro-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB (old)

Não existem arquivos associados a este item.