Aprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDevechi, Catia Piccolo Viero-
Autor(es): dc.creatorTauchen, Gionara-
Autor(es): dc.creatorTrevisan, Amarildo Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-24T12:12:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-24T12:12:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30282-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216519-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/824722-
Descrição: dc.descriptionO artigo discute as possibilidades de uma aprendizagem evolutiva na formação de professores, tendo como referência os propósitos habermasianos de continuação do mundo da ação e do mundo discursivo. O estudo, de natureza reconstrutiva, analisou as abordagens paradigmático-epistemológicas que perpassam as teses de doutorado sobre formação de professores, defendidas nas universidades federais brasileiras, no triênio de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Buscou-se identificar os elementos que caracterizam as abordagens: materialista-histórica, fenomenológico-hermenêutica, epistemologia da prática, epistemologia da complexidade, teoria da representação social e pós-estruturalista. Concluiu-se que perdura nas diferentes abordagens de pesquisa um eixo comum de objetividade caracterizada pelas certezas compartilhadas e pelo foco nas mesmas problematizações, o que explicita a possibilidade de continuação evolutiva entre o que a realidade ensina na experiência com o mundo e o que se aprende na interação argumentativa.-
Descrição: dc.descriptionThis article discusses the possibility of evolutionary learning in teachers' education, having as a reference Habermas' purposes of world action continuation and discursive world. The study, of a reconstructive nature, analyzed the paradigmatic-epistemological approaches that underlie the doctoral theses on teachers' education, defended in Brazilian federal universities, in Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) triennial assessment (2007-2009). It has been sought to identify the elements that characterize the approaches: historical-materialist, phenomenological-hermeneutics, practice epistemology, complex epistemology, social representation and poststructuralist theory. It was concluded that what lingers in the different research approaches is a common axis of objectivity characterized by shared certainties and the focus on the same problematizations, making explicit the possibility of an evolutionary continuation between what reality teaches about experience with the world and what is learned in argumentative interaction.-
Descrição: dc.descriptionEl artículo analiza las posibilidades de aprendizaje evolutivo en la formación docente, tomando como referencia los propósitos habermasianos de la continuación del mundo de la acción y del mundo discursivo. De naturaleza reconstructiva, el estudio analizó los enfoques paradigmáticos epistemológicos que subyacen a las tesis doctorales sobre la formación del profesorado, defendidas en las universidades federales brasileñas en la evaluación trienal de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2007-2009). Se trató de identificar los elementos que caracterizan los enfoques: histórico-materialistas, fenomenológica-hermenéutica, epistemología de la práctica, epistemología de la complejidad, teoría de la representación social y posestructuralista. Se concluyó que persiste en los diferentes enfoques de la investigación un eje común de objetividad que se caracteriza por las certezas compartidas y el enfoque en las mismas problematizaciones, haciendo explícita la posibilidad de continuación evolutiva entre lo que enseña la realidad en la experiencia con el mundo, y lo que se aprende en la interacción argumentativa.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Brasileira de Educação - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200347&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 4 jan. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Título: dc.titleAprendizagem evolutiva na formação de professores : continuidade entre as certezas da ação e os acertos discursivos-
Título: dc.titleEvolutionary learning in teachers' education : continuity between the certainties of action and discursive arrangements-
Título: dc.titleAprendizaje evolutivo en la formación docente : continuidad entre las certezas de la acción y arreglos discursivos-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB (old)

Não existem arquivos associados a este item.