
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Amâncio, Antônio Carlos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Thereza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Alvim, Luiza | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, André Luiz de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T13:56:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T13:56:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33380 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823365 | - |
| Descrição: dc.description | Esse trabalho investiga o discurso proposto pelos filmes Akira (Katsuhiro Ôtomo, 1988), Blade Runner 2049 (Denis Villeneuve, 2017) e Mad Max: Estrada da Fúria (George Miller, 2015) no que se refere aos seus protagonistas que atuam como coadjuvantes. Partimos de um panorama histórico da ficção científica para entendermos a formação e as peculiaridades do gênero, passando por estudos acerca da figura do Herói nas narrativas e, por fim, analisamos os três filmes em busca de uma reflexão acerca do que é ser um Herói nos dias de hoje, quando o mundo parece rumar irreversivelmente rumo ao colapso. | - |
| Descrição: dc.description | This work investigates the discourse proposed by the films Akira (Katsuhiro Ôtomo, 1988), Blade Runner 2049 (Denis Villeneuve, 2017) and Mad Max: Fury Road (George Miller, 2015) with regard to their protagonists who act as supporting roles. We started from a historical panorama of science fiction to understand the formation and the peculiarities of the genre, going through studies on the figure of the Hero in the narratives and, finally, analyzing the three films in search of a reflection on what it is to be a Hero today, when the world seems to be heading irreversibly towards collapse. | - |
| Descrição: dc.description | 51 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ficção científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Herói | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distopia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ficção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Herói | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filme cinematográfico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science fiction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dystopia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hero | - |
| Título: dc.title | Heróis coadjuvantes: um olhar sobre heróis que atuam como coadjuvantes em Akira, Blade Runner 2049 e Mad Max: Estrada da Fúria | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: