As voltas de O rei da vela no teatro brasileiro moderno

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, André-
Autor(es): dc.contributorPereira, Victor Hugo Adler-
Autor(es): dc.contributorScheel, Márcio-
Autor(es): dc.contributorChiarelli, Stefania Rota-
Autor(es): dc.contributorLopez, Anna Faedrich Martins-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Frederico van Erven Cabala-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:56:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:56:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823334-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem o objetivo de acompanhar o percurso da peça O rei da vela, de Oswald de Andrade – escrita a partir de 1933, publicada em 1937 e apenas encenada em 1967 –, a fim de investigar de que maneira as diferenças de recepção da obra causaram significativos impactos na historiografia do teatro brasileiro moderno e quais reflexões podem ser feitas a partir disso. No primeiro capítulo, traçamos um panorama das diferentes visões a respeito do teatro moderno no Brasil, realçando o caráter de múltiplas respostas que a questão parece comportar. Realizamos, ainda, um apanhado de definições acerca do conceito de moderno e de alguns correlatos para melhor compreender a utilização do termo por teóricos que pensam o drama moderno. A partir de então, é realizada uma leitura de O rei da vela, com vistas a destacar elementos inovadores que a obra contém em relação ao cenário do teatro brasileiro das primeiras décadas do século XX. Incluímos comparações com a peça Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, em razão dessa obra, posterior a O rei da vela, ter sido amplamente considerada a iniciadora do teatro brasileiro moderno. O gesto comparativo, nessa primeira parte da tese, pareceu-me frutífero para identificar um apanhado de ideias estéticas distintas que estavam em jogo em um período próximo. O segundo capítulo busca percorrer o pensamento da crítica e da incipiente historiografia do teatro brasileiro a partir da arte teatral no país no início do século XX. Então, analisamos a concepção e a publicação de O rei da vela, assim como o seu impacto inicial junto à crítica, tentando salientar elementos que possam ajudar-nos a esclarecer seu malogro em um primeiro momento. No último capítulo, retomamos uma série de tentativas de encenação da peça, as quais demonstram que o interesse por essa obra se acendeu em princípios da década de 1950, em paralelo ao movimento de revalorização do espaço de Oswald de Andrade no meio intelectual brasileiro. Partimos, por fim, para uma apresentação da reviravolta que a encenação da obra ocasionou em parte da crítica e da historiografia do teatro brasileiro moderno. A questão do moderno em nossos palcos, assim, pôde ser repensada, o que nos fornece material importante para refletir sobre a complexidade de questões diversas, como o problema do estabelecimento de marcos inaugurais em face da natureza híbrida e da temporalidade não linear do teatro.-
Descrição: dc.descriptionThis doctoral thesis aims to trace the trajectory of the play O rei da vela (The Candle King) by Oswald de Andrade – written from 1933, published in 1937, and only staged in 1967 – in order to investigate how the differences in its reception significantly impacted the historiography of modern Brazilian theater and what reflections can be made from this. In the first chapter, we provide an overview of the different perspectives regarding modern theater in Brazil, highlighting the multiple responses that this subject seems to elicit. We also present various definitions of the concept of “modernity” and related terms to better comprehend how theorists conceptualize modern drama.From there, we conduct a close reading of O rei da vela, aiming to highlight innovative elements within the work concerning the Brazilian theater scene of the early 20th century. Comparisons are drawn with Nelson Rodrigues' play Vestido de noiva (Wedding Dress) since it is widely considered as the initiator of modern Brazilian theater, coming after O rei da vela. This comparative approach in the first part of the thesis appears fruitful in identifying a range of distinct aesthetic ideas that were at play during this period. The second chapter delves into the thoughts of critics and the incipient historiography of Brazilian theater, starting from the theatrical art in the country at the beginning of the 20th century. We analyze the conception and publication of O rei da vela, along with its initial impact on critics, attempting to highlight factors that may help us understand why it did not succeed initially. In the last chapter, we explore various attempts to stage the play, showing that interest in this work reignited in the early 1950s, paralleling the revaluation of Oswald de Andrade’s importance within the Brazilian intellectual milieu. Finally, we present the dramatic turnaround that the staging of the play caused in part of the critique and the historiography of modern Brazilian theater. This reevaluation of “modernity” on our stages provides crucial material for reflecting on the complexity of diverse issues, such as the problem of establishing inaugural landmarks in the context of theater's hybrid nature and non- linear temporality.-
Descrição: dc.description270 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro moderno-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica teatral-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriografia do teatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia-
Palavras-chave: dc.subjectOswald de Andrade-
Palavras-chave: dc.subjectAndrade, Oswald de, 1890-1954. O rei da vela.-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica teatral-
Palavras-chave: dc.subjectModern Brazilian theater-
Palavras-chave: dc.subjectTheater criticism-
Palavras-chave: dc.subjectHistoriography of Brazilian theater-
Palavras-chave: dc.subjectPlaywriting-
Palavras-chave: dc.subjectOswald de Andrade-
Título: dc.titleAs voltas de O rei da vela no teatro brasileiro moderno-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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