Impactos na saúde humana da adoção de ônibus elétricos na região metropolitana de São Paulo: um foco no poluente particulado 2.5

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGandelman, Dan Abensur-
Autor(es): dc.contributorSouza, Gustavo Brandão Haydt de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luciano Basto-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Lívia Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:56:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:56:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33277-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823330-
Descrição: dc.descriptionA poluição do ar, especialmente nas grandes cidades, tem sido associada ao agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas, especialmente em crianças e idosos. Estudos indicam também a correlação entre exposição a alguns poluentes e a ocorrência de diferentes tipos de câncer. Em virtude dessa problemática, é notório que a aplicação de políticas de redução da concentração de material particulado em grandes cidades ou regiões metropolitanas é de grande interesse tanto para a sociedade quanto para economia, visto que pessoas mais saudáveis trabalham mais e melhor, podendo gerar mais riquezas para essas regiões. Dentre os principais poluentes do ar, destaca-se o material particulado (MP) devido a uma série de efeitos prejudiciais causados à saúde humana e ao meio ambiente. Esses efeitos estão relacionados ao tamanho das partículas, isto é, quanto menor o MP, maior seu potencial de causar problemas à saúde. Por isso o estudo em questão focará nos efeitos do material particulado respirável (MP2,5). Devido à sua capacidade de se depositar no trato respiratório inferior, causando diversos danos à saúde humana, ou ainda, agravando problemas respiratórios já existentes, como asma e bronquite. O trabalho em questão optou por escolher a RMSP como área de estudo, visto sua importância e a disponibilidade de dados sobre a qualidade do ar. A política escolhida para redução de material particulado na região foi a troca de ônibus a diesel por ônibus elétrico a bateria, com emissão zero. Portanto, com base no exposto, o presente estudo buscou estimar o impacto provocado sobre a saúde humana devido redução da fração fina do material particulado (MP2,5) emitido por ônibus da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Para isso a ferramenta AirQ+ da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi utilizada. Os resultados obtidos evidenciam que a concentração anual de MP2,5 ultrapassa o padrão adotado pela OMS e que a adoção da frota elétrica na RMSP acarretaria um decréscimo percentual de até 10,96% dependendo do cenário. Além destes dados é apresentado o aumento da expectativa de vida e a redução do número de internações hospitalares e óbitos estimados com auxílio do AirQ+-
Descrição: dc.descriptionAir pollution, especially in large cities, has been associated with the worsening of respiratory, cardiovascular and neurological diseases, especially in children and the elderly. Studies also indicate the correlation between exposure to some pollutants and the occurrence of different types of cancer. In view of this problem, it is clear that the application of policies to reduce the concentration of particulate matter in large cities or metropolitan regions is of great interest to both society and the economy, since healthier people work more and better, and can generate more wealth for these regions. Among the main air pollutants, particulate matter (PM) stands out due to a series of harmful effects caused to human health and the environment. These effects are related to the size of the particles, that is, the lower the MP, the greater its potential to cause health problems. Therefore, the study in question will focus on the effects of respirable particulate material (PM2.5). Due to its ability to be deposited in the lower respiratory tract, causing several damages to human health, or even aggravating existing respiratory problems, such as asthma and bronchitis. The work in question chose to choose the RMSP as a study area, given its importance and the availability of data on air quality. The policy chosen to reduce particulate matter in the region was to switch from diesel buses to zero-emission electric battery powered buses. Therefore, based on the above, the present study sought to estimate the impact caused on human health due to a reduction in the fine fraction of particulate matter (PM2.5) emitted by buses in the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP). For this, the AirQ + tool of the World Health Organization (WHO) was used. The results obtained show that the annual concentration of PM2.5 exceeds the standard adopted by WHO and that the adoption of the electric fleet in the RMSP would result in a percentage decrease of up to 10.96% depending on the scenario. In addition to these data, there is an increase in life expectancy and a reduction in the number of hospital admissions and estimated deaths with the aid of AirQ +-
Descrição: dc.description62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial particulado-
Palavras-chave: dc.subjectÔnibus elétrico-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde humana-
Palavras-chave: dc.subjectVeículo elétrico-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição atmosférica-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de risco à saúde humana-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial particulado-
Palavras-chave: dc.subjectParticulate material-
Palavras-chave: dc.subjectElectric buses-
Palavras-chave: dc.subjectHuman health-
Título: dc.titleImpactos na saúde humana da adoção de ônibus elétricos na região metropolitana de São Paulo: um foco no poluente particulado 2.5-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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