Roteamento de veículos para a distribuição de vacinas: estudo de caso considerando as unidades básicas de saúde da cidade do Rio de Janeiro-RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos Costa-
Autor(es): dc.contributorSilva, Diogo Ferreira de Lima-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Marcelo Maciel-
Autor(es): dc.creatorYe, Amanda Chen Lin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:56:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:56:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33406-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823318-
Descrição: dc.descriptionO Brasil conta com um dos maiores Programas Nacionais de Imunização do mundo contando com a distribuição de 45 tipos de vacina diferentes. O presente estudo tem como objetivo estudar o processo de distribuição da vacina e elaborar uma metodologia de roteamento de veículos que garanta a disponibilidade dos imunizantes e minimização da distância percorrida para a operação de distribuição da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foram obtidas as localizações do centro de armazenagem e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, posteriormente, foram calculadas as distâncias teóricas e reais entre as unidades através da fórmula Haversine e da API Distance Matrix, respectivamente. A ferramenta de solução escolhida foi algoritmo heurístico para Problema de Roteamento de Veículos de código aberto chamada Hygese. Através da aplicação das distâncias reais na solução teórica foi observado um aumento de até 136% na distância percorrida e violação de tempo de duração para 10 das 11 rotas previstas. Assim, foi verificado que uso das distâncias reais permite maior assertividade do planejamento e melhor programação da operação. Além deste teste para verificar os impactos de uma possível divisão das unidades, foi realizada uma clusterização das UBS com o uso do método k-means a partir de suas coordenadas. Os resultados obtidos demonstram que a segmentação das UBSs gera um impacto negativo na distância total percorrida que varia de 4,7% a 21,0%. Por outro lado, a clusterização pode ser utilizada como para viabilizar para resolução de problemas muito complexos ou para oferecer maior controle da operação por parte do decisor, uma vez que permite o agrupamento de nós considerando diversos fatores que impactam na operação ou estratégia do negócio-
Descrição: dc.descriptionBrazil has one of the largest National Immunization Programs in the world, distributing 45 different types of vaccines. The present study aims to analyze the vaccine distribution process and develop a vehicle routing methodology that ensures the availability of vaccines while minimizing the distance traveled for distribution operations within the city of Rio de Janeiro. For this purpose, the locations of the storage center and Basic Health Units (UBS) were obtained, and the theoretical and actual distances between units calculated using the Haversine formula and the API Distance Matrix, respectively. The chosen solution tool was Hygese, an open-source heuristic algorithm for the Vehicle Routing Problem. The application of the actual distances to the theoretical solution increased of up to 136% the distance traveled, along with a violation of the max time duration for 10 out of the 11 planned routes. This demonstrated that using actual distances allows a more accurate planning and better operation scheduling. Furthermore, to assess the impacts of grouping units, UBSs were clustered using the k-means method based on their coordinates. The results show that segmenting UBSs has a negative impact on the total distance traveled, varying from 4.7% to 21.0%. However, clustering can be used to address very complex problems or to provide greater operational control for decision- makers, as it allows for the grouping of nodes considering various factors that impact the operation or business strategy-
Descrição: dc.description68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectRoteamento de veículos-
Palavras-chave: dc.subjectDistribuição de vacinas-
Palavras-chave: dc.subjectProblema de roteamento de veículo-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de imunização-
Palavras-chave: dc.subjectLogistics-
Palavras-chave: dc.subjectVehicle routing-
Palavras-chave: dc.subjectVaccine distribution-
Título: dc.titleRoteamento de veículos para a distribuição de vacinas: estudo de caso considerando as unidades básicas de saúde da cidade do Rio de Janeiro-RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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