A pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Lúcia-
Autor(es): dc.contributorLarocca, Gianna Gobbo-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Bruna Clementino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:56:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:56:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823315-
Descrição: dc.descriptionEssencialmente moderno, o cinema nasce no contexto dos entretenimentos de massa hiper estimulantes da virada do século XIX para o XX. A ênfase conferida ao espetáculo se constituía como o esforço de atrair a atenção dos indivíduos das metrópoles, constantemente bombardeados pelos estímulos sensoriais, informações e potenciais perigos da cidade grande. Foi natural que o cinema das primeiras décadas do século XX incorporasse tal panorama, fosse ao compor representações da cidade em sua profusão de sons, imagens e fluxos; ao incorporar elementos espetaculares, surpreendentes ou inesperáveis, como a gag cômica do cinema slapstick, em seu fazer; ou por retratar nas telas os riscos que acometiam os corpos vulneráveis dos sujeitos urbanos, que agora se viam em contato constante e direto com máquinas e tecnologias modernas. No cinema de Buster Keaton, podem-se encontrar todos esses elementos. Através do slapstick, Keaton constrói um universo vibrante no qual o corpo, sempre em risco iminente, se move, se arrisca e se safa pela cidade, através das mais espetaculares acrobacias que desafiam e reinventam o espaço urbano.-
Descrição: dc.descriptionEssentially modern, cinema was born into the context of the hyper stimulant mass entertainment that took place at the turn of the nineteenth century. The emphasis given to the spectacle related to the effort to draw the attention of the metropolis' residents, who were constantly bombarded by sensory stimulus, information and the potential dangers that the big city offered. It was natural for the films of the twentieth century’s first decades to incorporate that perspective, either by constructing representations of the city in its abundance of sounds, images and movements; by incorporating spectacular, surprising or unexpected elements, such as the gag in slapstick comedy, in its making; or by depicting on the screen all of the risk that landed upon the urban subject’s vulnerable body, who now was in constant direct contact with modern machinery and technologies. In Buster Keaton’s filmography we can find all of those elements. Through slapstick comedy, Keaton constructs a vibrant universe in which the physical body moves through the city, in and out of risk, while performing the most spectacular stunts that defy and reinvent the space that body inhabits.-
Descrição: dc.description50 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo vulnerável-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectComédia slapstick-
Palavras-chave: dc.subjectBuster Keaton-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectComédia-
Palavras-chave: dc.subjectVulnerable body-
Palavras-chave: dc.subjectModernity-
Palavras-chave: dc.subjectUrban space-
Palavras-chave: dc.subjectSlapstick comedy-
Palavras-chave: dc.subjectBuster Keaton-
Título: dc.titleA pantomima do asfalto: Corpo vulnerável e espaço urbano na comédia de Buster Keaton-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.