Pesquisa sobre etnobotânica e domesticação de plantas visando o uso em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Mors-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5525595141868422-
Autor(es): dc.contributorSpiegel, Carolina Nascimento-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2696208823075136-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9742373808121966-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/3249653557228281-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucca da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:56:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:56:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33376-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823313-
Descrição: dc.descriptionA falta de percepção sobre a relevância ecológica e cultural das plantas pode resultar em "disparidade de conscientização de plantas", um termo que descreve a incapacidade de reconhecer esses aspectos. A incorporação da etnobotânica e da domesticação de plantas no ensino de ciências podem ser consideradas valiosas ferramentas para enriquecer o currículo ao conectar conhecimento científico com aspectos culturais e históricos. A etnobotânica estuda como diferentes culturas usam e entendem as plantas, enquanto a domesticação das mesmas explora como humanos modificaram plantas selvagens para suas necessidades agrícolas. Esses campos não só integrariam história e biologia, mas também outras matérias apresentadas no meio escolar, além de promoverem a sustentabilidade e a conservação das espécies. Apesar da relevância, a botânica é sub-representada na educação formal, inclusive na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que carece de abordagens integradas e práticas pedagógicas estimulantes para este tema. Neste trabalho buscamos utilizar um espaço não formal de educação, feiras livres, para desenvolver material que possa ser utilizado no ensino de ciências. Acreditamos que esses espaços oferecem oportunidades para contextualizar o ensino de botânica na vida cotidiana dos alunos, aumentando sua conscientização e interesse pelo tema.-
Descrição: dc.descriptionThe lack of awareness about the ecological and cultural relevance of plants can result in "plant awareness disparity", a term that describes the inability to recognize these aspects. The incorporation of ethnobotany and plant domestication into science teaching can be considered valuable tools for enriching the curriculum by connecting scientific knowledge with cultural and historical aspects. Ethnobotany studies how different cultures use and understand plants, while plant domestication explores how humans have modified wild plants for their agricultural needs. These areas would not only integrate history and biology, but also other subjects presented in the school environment, as well as promoting sustainability and the conservation of species. Despite its relevance, botany is poorly represented in formal education, including in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which lacks integrated approaches and stimulating pedagogical practices for this subject. In this work we seek to use a non-formal education space, street markets, to develop material that can be used in science teaching. We believe that these spaces offer opportunities to contextualize botany teaching in students' daily lives, increasing their awareness and interest in the topic.-
Descrição: dc.description72 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBotânica; Etnobotânica; Domesticação de Plantas; Educação em Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência; Cultivo de plantas.-
Palavras-chave: dc.subjectBotany; Ethnobotany; Domestication of Plants; Science Education-
Título: dc.titlePesquisa sobre etnobotânica e domesticação de plantas visando o uso em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.