Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Adriana Pereira De | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Carlos Bazilio | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, André Renato Villela da | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Dalessandro Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Marcilene de Fátima Dianin | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Bruno Sumar | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira Junior, Emerson Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T13:56:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T13:56:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33346 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823303 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo construir uma plataforma interativa para combater a evasão universitária, utilizando técnicas de gamificação. A plataforma será voltada para os alunos do curso de Ciência da Computação, buscando aumentar o engajamento dos estudantes nas atividades fora da sala de aula. Através da gamificação, serão implementados elementos como sistema de ranqueamento, missões e conquistas desbloqueáveis, além de um fórum para a colaboração entre os alunos na conclusão de tarefas específicas. A plataforma será inclusiva e democrática, visando atender tanto aos alunos quanto aos professores. Além disso, serão integradas ferramentas já existentes, como o Google Classroom, a fim de incrementar sua usabilidade. Através dessa plataforma, pretende-se proporcionar uma experiência de aprendizado mais envolvente e motivadora, incentivando os alunos a se envolverem ativamente em suas atividades acadêmicas e, consequentemente, reduzindo a taxa de evasão | - |
Descrição: dc.description | This study endeavors to develop an interactive platform that addresses the issue of university dropout through the utilization of gamification techniques. The platform is specifically designed for Computer Science students, with the primary objective of enhancing their involvement in extracurricular activities. By incorporating elements of gamification, such as ranking systems, missions, and unlockable achievements, alongside a collaborative forum for students to support one another in completing specific tasks, the platform aims to create an inclusive and democratic learning environment. Furthermore, it will be seamlessly integrated with existing tools like Google Classroom to optimize its usability. The ultimate goal is to foster a more engaging and motivational learning experience, encouraging students to actively participate in their academic pursuits and thereby mitigating the occurrence of dropout incidents | - |
Descrição: dc.description | 93 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | API REST | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | MVC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Node.Js | - |
Palavras-chave: dc.subject | JavaScript | - |
Palavras-chave: dc.subject | REST API | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Dropout | - |
Palavras-chave: dc.subject | MVC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Node.js | - |
Palavras-chave: dc.subject | JavaScript | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de uma API para suporte a um ambiente virtual de aprendizagem online | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: