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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Leal, Paula Glenadel | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Mariana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T13:56:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T13:56:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33430 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823301 | - |
Descrição: dc.description | A tese consiste na leitura comparativa dos projetos poéticos de Juan L. Ortiz e de Max Martins a partir da figura do rio e da natureza em poemas selecionados. Sob esta intenção, o trabalho recupera aspectos biográficos e entrevistas de ambos os artistas, com a finalidade de contribuir para a leitura de certos gestos presentes em suas obras. Nesse percurso, as figuras poéticas acenam para alegorias que são, aqui, estudadas em diálogo com a filosofia, sobretudo em relação às noções de tempo, de espaço – enquanto casa, corpo e paisagem – e de vazio – em sentidos relacionados à contemplação a partir da interpretação do olhar, da aura na obra de arte e de perspectivas asiáticas. Por vias estabelecidas pela própria poesia, esta pesquisa propõe um encontro entre arte e filosofia, incorporando ao rio sentidos de metamorfose e esferas de pensamentos que se complementam entre si. | - |
Descrição: dc.description | The thesis consists of comparative reading of the poetic projects of Juan L. Ortiz and Max Martins based on the figure of the river and the nature in selected poems. With this intention, the work recovers biographical aspect and interviews of both artists, with the purpose of contributing to the reading of certain gestures present in their works. Along this path, the poetic figures points to allegories that are, here, studied in dialogue with philosophy, especially in relation to the notions of time, space – as house, body and landscape – and voidness – in senses related to contemplation from the interpretation of the gaze, the aura in the work of art and Asian perspectives. Through paths established by poetry itself, this research proposes a meeting between art and philosophy, incorporating into the river senses of metamorphosis and spheres of thoughts that complement each other. | - |
Descrição: dc.description | 220 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | A figura do rio na poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juan L. Ortiz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Max Martins | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia e Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura Comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Martins, Max, 1926-2009 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ortiz, Juan L., 1896-1978 | - |
Palavras-chave: dc.subject | The figure of the river in poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juan L. Ortiz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Max Martins | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetry and Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comparative Literature | - |
Título: dc.title | Entre rios: a figura da natureza na poesia de Juan L. Ortiz e Max Martins | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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