Cartografia da autonomia docente : entre linhas insurgente, construtora, antirracista, escuta e ubuntu

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGiordani, Ana Cláudia Carvalho-
Autor(es): dc.contributorVictorio Filho, Aldo-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Débora Schardosin-
Autor(es): dc.contributorGirotto, Eduardo Donizeti-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Denilson Araujo de-
Autor(es): dc.creatorLacerda, Andressa Elisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:56:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:56:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33468-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823257-
Descrição: dc.descriptionA tese apresenta perspectivas de cartografias como um processo de leitura do espaço por meio dos seus diferentes atores. Em vista de a escola ser percebida como um território, comporta diferentes formações espaço-temporais que carregam consigo trajetórias diversificadas e conformam inúmeras espacialidades. A autonomia, como prática social, é vivenciada e experimentada pelos professores de diferentes formas que, consequentemente, geram diferentes territorialidades. Nesse sentido, o objetivo da tese é descobrir os caminhos pelos quais se constitui a autonomia docente, compreendendo as cartografias das territorialidades docentes no/do CAp-UERJ a fim de analisar as estratégias rizomáticas, territoriais e autônomas dadocência. Para essa investidura, a tese utilizou, como solo teórico, os trabalhos de autores para a compreensão dos conceitos que serão discutidos. Para tal, partimos de Passos, Krastrup e Escóssia (2015a), Deleuze e Guattari (2011,2007,1995), Rolnik (2016,2018), Gallo (1995;2015), hooks (2013, 2020, 2021) e Freire (2011) a fim de contribuir com os caminhos da cartografia e entendimento das espacialidades da autonomia. A trajetória percorrida para instrumentalizar as entrevistas aos docentes da instituição, a qual é o território existencial para a pesquisa, se fez a partir do desenvolvimento do entendimento das tensões trazidas pela cartografia proposta e a cartografia de formação a fim de chegar ao ponto de se entender diferentes mapas de autonomia docente. A tese articula o saber cartográfico como possibilidades de leitura do fazer da docência do ponto de vista político pelo viés da autonomia. Por sua vez, as entrevistas realizadas com cinco docentes e suas palavras-sínteses permitiram traçar linhas e estruturas rizomáticas que, por vias de uma educação libertária, permitem impulsionar o processo político pedagógico de uma forma engajada. Já a proposta cartográfica parte da construção de narrativas inquietas com a realidade, identificando tempos e espaços diferentes, entrelinhas insurgentes, construtoras, antirracistas e de escutas ao Ubuntu.-
Descrição: dc.descriptionThe thesis presents cartographic perspectives as a process of reading space through its different actors. Since the school is perceived as a territory, it includes different spatio-temporal formations that carry with them diverse trajectories and shape countless spatialities. Autonomy, as a social practice, is lived and experienced by teachers in different ways which, consequently, generate different territorialities. In this sense, the aim of the thesis is to discover the ways in which teacher autonomy is constituted, understanding the cartographies of teacher territorialities in the CAp-UERJ in order to analyze the rhizomatic, territorial and autonomous strategies of teaching. For this investigation, the thesis used the works of authors as theoretical ground for understanding the concepts that will be discussed. To this end, we started with Passos, Krastrup and Escóssia (2015a), Deleuze and Guattari (2011,2007,1995), Rolnik (2016,2018), Gallo (1995;2015), hooks (2013, 2020, 2021) and Freire (2011) in order to contribute to the cartography and understanding of the spatialities of autonomy. The path taken to instrumentalize the interviews with teachers at the institution, which is the existential territory for the research, was based on the development of an understanding of the tensions brought about by the proposed cartography and the cartography of training in order to get to the point of understanding different maps of teacher autonomy. The thesis articulates cartographic knowledge as possibilities for reading teaching from a political point of view through the lens of autonomy. In turn, the interviews conducted with five teachers and their wordssynthesis made it possible to trace rhizomatic lines and structures that, through a libertarian education, allow the political pedagogical process to be driven forward in an engaged way. The cartographic proposal is based on the construction of narratives that are restless with reality, identifying different times and spaces, between insurgent, constructive, anti-racist lines and listening to Ubuntu.-
Descrição: dc.description142 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia docente-
Palavras-chave: dc.subjectCartografias-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia libertária-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia na educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher autonomy-
Palavras-chave: dc.subjectCartographies-
Palavras-chave: dc.subjectLibertarian pedagogy-
Título: dc.titleCartografia da autonomia docente : entre linhas insurgente, construtora, antirracista, escuta e ubuntu-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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