Ensino de línguas mediado por tecnologias no contexto universitário antes, durante e após a pandemia: um panorama sobre experiências no Brasil e na Coreia do Sul

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRabello, Cíntia Regina Lacerda-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1394900289365940-
Autor(es): dc.contributorCampos, Giovana Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0077890726751155-
Autor(es): dc.contributorHanes, Vanessa Lopes Lourenço-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5474020047235421-
Autor(es): dc.creatorElias, Milena Morais de Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:56:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:56:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33455-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823254-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo realizar um comparativo entre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no ensino de línguas antes, durante e após a pandemia da COVID-19 nos contextos brasileiro e sul-coreano, e com os objetivos específicos de analisar quais desafios foram encontrados nos dois cenários de ensino de línguas nos distintos países, e como os professores de línguas fizeram para superar esses percalços; além de investigar como as tecnologias digitais contribuíram e ainda contribuem para o ensino-aprendizagem de LE tanto no Brasil quanto na Coreia do Sul a partir de estudos realizados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e classificada como exploratória e descritiva, baseada em artigos científicos disponíveis em bases digitais. A partir das pesquisas realizadas, foi possível compreender que as tecnologias digitais podem potencializar o aprendizado da língua inglesa como língua estrangeira (LE), proporcionando o contato dos alunos com a língua em uso, além de dar maiores oportunidades de interação e colaboração entre professores e alunos, uma vez que o professor tenha a preparação e o domínio dessas tecnologias. Foi possível compreender também que os contextos universitários brasileiro e sul-coreano compartilham de similaridades, apesar de apresentarem diferenças e especificidades quanto aos problemas e os benefícios proporcionados pelo uso dessas tecnologias no ensino de inglês como LE. Diante dos resultados alcançados nessa pesquisa, ficou claro que é necessário maior investimento por parte das universidades para proporcionar uma formação continuada dos professores, fazendo com que estes tenham maior domínio das TDICs e realizem melhor a integração dessas tecnologias em suas aulas na graduação, contribuindo para a formação inicial de professores de línguas por meio de estudos na área de CALL (Computer-Assisted Language Learning), além da necessidade de maior investimento na aquisição e manutenção de dispositivos digitais e infraestrutura na disponibilização de conexão à Internet e acesso à rede sem fio (wi-fi) na universidade, estimulando, assim, a promoção dos letramentos digitais na formação inicial e continuada de professores de línguas e o acompanhamento da evolução tecnológica voltada para o campo educacional, principalmente no campo de ensino de línguas estrangeiras.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to investigate the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in language teaching, both pre-COVID-19 and during and after the pandemic, in Brazil and South Korea. The specific objectives of this research are to shed light on the challenges faced by language teachers in both countries and to explore the strategies they employed to overcome these obstacles as well as to investigate the contribution of digital technologies to the learning process of foreign languages in Brazil and South Korea through academic studies. To achieve these objectives, bibliographic research of qualitative nature was conducted, classified as exploratory and descriptive, based on scientific articles available in digital sources. The findings of this research suggest that digital technologies can enhance the learning of English as a foreign language (EFL), providing students with direct contact with the language in use, as well as more opportunities for interaction and collaboration between teachers and students, given that the professor has preparation and good command on these technologies. The study also sheds light on the Brazilian and South Korean university contexts, considering the differences and similarities regarding the problems and benefits of using these technologies in the teaching process. Considering the results found in this research, it is clear that there is a need for more investment by universities to provide continuous training for teachers, enabling them to have a greater command of DICTs and accomplish better integration of these technologies in their undergraduate classes, contributing to the initial formation of language teachers through the Computer-Assisted Language Learning (CALL) field of study. There is also a need for greater investment in the acquisition and maintenance of digital devices and infrastructure, as well as good internet availability through wireless connection in universities, which can stimulate the promotion of digital literacy in the training of language teachers and in the process of following up the technological evolution dedicated to the educational field, especially in the foreign language teaching field.-
Descrição: dc.description43 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Linguas-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectPós-pandemia-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCoreia do Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020--
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCoreia (Sul)-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectPost-pandemic-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Palavras-chave: dc.subjectSouth Korea-
Título: dc.titleEnsino de línguas mediado por tecnologias no contexto universitário antes, durante e após a pandemia: um panorama sobre experiências no Brasil e na Coreia do Sul-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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