O reality show e a midiatização do homem comum: um jogo de emoções no Big Brother Brasil

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Autor(es): dc.contributorSilva, Denise Tavares da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0641026140583587-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Ana Paula Goulart de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5584033877464059-
Autor(es): dc.contributorFreire Filho, João-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247-
Autor(es): dc.contributorScabin, Nara Lya Cabral-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8600661274396116-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Renata de Rezende-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0869559062728292-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9836955372920244-
Autor(es): dc.creatorMelo, Max Milliano Tolentino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:56:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:56:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33332-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823246-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho examina a relação entre reality shows e a midiatização do homem comum, usando como estudo de caso as edições 20 e 21 do Big Brother Brasil (BBB). Valendo-se de procedimentos metodológicos que incluíram a pesquisa bibliográfica, a análise de momentos- chave do programa, a arqueologia da mídia e a discussão da fortuna midiática sobre o tema, a tese tem como objetivo principal compreender como o BBB se configura como um jogo, onde participantes e público interagem sob a influência de um sistema de crenças e valores que privilegia o homem comum. Este é caracterizado por uma estética de autenticidade, visão mágica da realidade, negação da razão iluminista e tem o senso comum como forma de conhecimento. Além disso, argumenta-se neste trabalho, que a relação do público com o BBB é marcada por elementos emocionais, ancorados em ideias, discursos e práticas politicamente engajados. O percurso investigativo que nos permitiu estabelecer essas asserções iniciou pela discussão sobre o conceito de reality show e a sua relação com o público brasileiro. Tendo como referência as características estruturantes deste gênero audiovisual, bem como o protagonismo da vida privada na construção da cultura brasileira, destacamos o papel especial dessas produções no atual cenário político e social do país. Um papel que se adensa a partir do aprofundamento do processo de midiatização da cultura (HJARVARD, 2014, 2015) experienciado no Brasil nos últimos anos. Em seguida, direcionamos nossas reflexões para o personagem fundamental deste tipo de programa: o homem comum (MARTINS, 2008, 2020a, 2020b). Buscamos explorar como este conceito apresenta-se como um espaço de disputas, sendo acessado de formas distintas a depender do contexto político, incluídas aí as questões de gênero que o termo carrega. Discutimos como este indivíduo se relaciona com a lógica alienante do cotidiano (KOSIK, 1976; HELLER, 2014) de forma ambígua, e investigamos como a relação emocional que o BBB desenvolve com o público abre espaço para que, eventualmente, o programa rompa com tal alienação e se constitua como um espaço que canaliza levantes (BUTLER, 2017; DIDI-HUBERMAN, 2017). A construção desse diagnóstico implicou, nessa tese, construir uma trajetória que considera o Big Brother Brasil um programa de televisão e peça de entretenimento, mas evidenciando sua relação não apenas com a cultura brasileira e o contexto social em que se insere, como também suas possibilidades de funcionar como instrumento político de causas não-alinhadas com as expectativas óbvias da produção, sobretudo em um momento de crise política, sanitária e social no qual o nosso corpus se insere.-
Descrição: dc.descriptionThis study examines the relationship between reality shows and the mediatization of the common man, using the 20th and 21st editions of Big Brother Brasil (BBB) as a case study. Employing methodological procedures that include literature research, analysis of key moments in the program, media archaeology, and discussion of media coverage on the subject, the main objective of this thesis is to understand how BBB functions as a game where participants and the audience interact under the influence of a system of beliefs and values that prioritize the common man. The common man is characterized by valuing authenticity, a magical view of reality, the denial of Enlightenment reason, and common sense as a form of knowledge. Furthermore, this study argues that the audience's relationship with BBB is marked by emotional elements rooted in politically engaged ideas, discourses, and practices. The investigative path that allowed us to establish these assertions began with the discussion of the concept of reality shows and their relationship with the Brazilian audience. Drawing on the defining characteristics of this audiovisual genre, as well as the prominence of private life in the construction of Brazilian culture, we highlight the special role of these productions in the current political and social landscape of the country. This role becomes more significant with the deepening of the process of mediatization of culture (HJARVARD, 2014, 2015) experienced in Brazil in recent years. We then direct our reflections to the central character of this type of program: the common man (MARTINS, 2008, 2020a, 2020b). We seek to explore how this concept presents itself as a space of disputes, accessed in different ways depending on the political context, including the gender issues associated with the term. We discuss how this individual ambiguously relates to the alienating logic of everyday life (KOSIK, 1976; HELLER, 2014), and investigate how the emotional relationship that BBB develops with the audience creates the possibility for the program to break free from such alienation and become a space that channels uprisings (BUTLER, 2017; DIDI-HUBERMAN, 2017). Constructing this diagnosis in this thesis entails considering Big Brother Brasil as a television program and an entertainment piece, but emphasizing its relationship not only with Brazilian culture and the social context in which it exists but also its potential to function as a political instrument for causes that do not align with the obvious expectations of the production, particularly in a moment of political, sanitary, and social crisis in which our corpus is situated.-
Descrição: dc.description180 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectcotidiano-
Palavras-chave: dc.subjecthomem comum-
Palavras-chave: dc.subjectmidiatização-
Palavras-chave: dc.subjectreality show-
Palavras-chave: dc.subjectemoções-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectBig Brother Brasil (Programa de televisão)-
Palavras-chave: dc.subjectReality shows (Programa de televisão)-
Palavras-chave: dc.subjecteveryday life-
Palavras-chave: dc.subjectevery man-
Palavras-chave: dc.subjectmidiatization-
Palavras-chave: dc.subjectreality show-
Palavras-chave: dc.subjectemoticons-
Título: dc.titleO reality show e a midiatização do homem comum: um jogo de emoções no Big Brother Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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