Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopez, Anna Faedrich Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marcelo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Volkova, Ekaterina | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Cristiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T13:55:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T13:55:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33259 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823233 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação é um esforço para compreender como a literatura age no caso da Remição de Pena pela Leitura. A complexidade da relação social com esses agentes, contudo, fez com que a pesquisa precisasse seguir rumos mais críticos. Para este fim, foram abordados conceitos como a sujeição criminal, o olhar restaurativo sobre o conflito, o caráter transgressor da literatura, conceitos de criminologia e alguns relatos de pessoas envolvidas em projetos de remição pela leitura. Como suporte teórico, apoiamo-nos em Vera Malaguti Batista (2008 e 2011), Eli Narciso Torres (2009), Howard Becker (2008), Howard Zehr (2008), Michel Misse (2010), Daniel Achutti (2016), Bell Hooks (2013), entre outros. Também em autores como Michèle Petit (2009), Tzvetan Todorov (2009), Antonio Candido (2004), Julio Cortázar (2006), Antoine Compagnon (2009), Gilles Deleuze (1997), Valentin Volóchinov (2021), Roberto Mibielli (2007), Perrone-Moisés (2016), Zhang Longxi (2017), Paulo Freire (2020), entre outros. Foram consultados ainda levantamentos do Grupo Educação nas Prisões (2021), da 3a Jornada de Leitura no Cárcere (2022), do SISDEPEN (2022) e publicações de jornal. A fim de cumprir, pelo método dialético, a nível explicativo-exploratório, com pesquisa bibliográfica, o objetivo de investigar o impacto da literatura na construção do sujeito com base na teoria criminológica relacionada com a noção de leitor; a forma de o texto contribuir para a reforma das subjetividades e os processos de condução por meio da literatura a uma postura reflexiva para que novas realidades possam surgir. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is an effort to understand how literature acts in the case of Remission of Sentence for Reading. The complexity of the social relation between the agents, however, made this research follow more critical directions. For this purpose, concepts such as criminal subjection, the restorative look at conflict, the transgressive character of literature, criminology concepts and some reports from individuals involved in remission for reading projetcts were studied. As theoretical support, we leaned on the works of Vera Malaguti Batista (2008 and 2011), Eli Narciso Torres (2009), Howard Becker (2008), Howard Zehr (2008), Michel Misse (2010), Daniel Achutti (2016), Bell Hooks (2013) among others works. We also consulted authors such as Michèle Petit (2009), Tzvetan Todorov (2009), Antonio Candido (2004), Julio Cortázar (2006), Antoine Compagnon (2009), Gilles Deleuze (1997), Valentin Volóchinov (2021), Roberto Mibielli (2007), Perrone-Moisés (2016), Zhang Longxi (2017), Paulo Freire (2020) among others. Researches from the Education in Prisons Group (2021), the 3rd Reading Day in Prison (2022), SISDEPEN (2022) and newspapers publications were also consulted. In order to achieve, through the dialectical method, at an explanatory-exploratory level, with bibliographical research, the objective of investigating the impact of literature on the construction of the subject based on criminological theory related to the notion of reader; the manner in which the text contributes to the reform of subjectivities; and the processes of guiding through literature toward a reflective stance, enabling the emergence of new realities. | - |
Descrição: dc.description | 85 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remição de pena pela leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criminologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criminologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remission of Sentence for Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criminology | - |
Título: dc.title | O revisitar da consciência: A literatura como instrumento de emancipação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: