Análise qualitativa de relatórios de sustentabilidade de corporações varejistas de moda

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Autor(es): dc.contributorFontoura, Geraldo André Thurler-
Autor(es): dc.contributorHamacher, Leonardo da Silva-
Autor(es): dc.contributorCardoso Júnior, Ricardo Abranches Felix-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Arthur Cesar Bizerra de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:55:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:55:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33456-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823187-
Descrição: dc.descriptionCom a crescente atenção da sociedade para temas como sustentabilidade corporativa, observa-se que cada vez mais instituições, sejam privadas ou públicas, passaram a dar mais importância para o tema, passando a investir mais esforço para a elaboração e divulgação de relatórios de sustentabilidade. Desta maneira, a comunicação de material seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) leva às partes interessadas informações sobre os resultados das atividades no sentido da sustentabilidade. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o desempenho ambiental de forma qualitativa, em relação aos aspectos sobre energia, resíduos e emissões divulgados no relatório de sustentabilidade de três varejistas de moda. Assim, observa-se que as varejistas analisadas tem monitorado os aspectos ambientais, buscando estratégias de mitigar os impactos das suas atividades. Contatou-se que as três instituições estão em momentos diferentes quanto à elaboração dos relatórios, enquanto uma está dando os primeiros passos para os relatos de sustentabilidade, outra tem vários pontos a desenvolver na apresentação dos dados dos aspectos, ao mesmo tempo que a terceira já está divulgando, implementando melhorias e atingindo metas em seus processos-
Descrição: dc.descriptionWith society's growing attention to issues such as corporate sustainability, it is observed that more and more institutions, whether private or public, are starting to give more importance to this topic, investing more efforts in the preparation and dissemination of sustainability reports. In this way, the communication of material following the guidelines of the Global Reporting Initiative (GRI) provides stakeholders with information about the outcome of activities for sustainability. In addition to this work, the objective is to analyze the environmental performance in a qualitative way, in relation to the aspects of energy, waste and emissions disclosed in the sustainability report of three fashion company. Likewise, it is observed that the analyzed franchises have been monitoring environmental aspects, seeking strategies to mitigate the impacts of their activities. The conclusion is that both institutions are at different times when it comes to preparing reports; while one is taking the first steps towards sustainability reports, the other is disclosing, implementing improvements and reaching goals in its processes-
Descrição: dc.description44 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo de moda-
Palavras-chave: dc.subjectRelatório de sustentabilidade GRI-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade corporativa-
Palavras-chave: dc.subjectModa-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectImpacto ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectFashion retail-
Palavras-chave: dc.subjectGRI sustainability report-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate sustainability-
Título: dc.titleAnálise qualitativa de relatórios de sustentabilidade de corporações varejistas de moda-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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