Alinhamento político no Twitter : como a confiança na fonte influencia a crença em notícias falsas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Ronaldo Pilati-
Autor(es): dc.creatorPereira, Diego Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:19:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:19:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48761-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/823024-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA proposta deste estudo é analisar como a confiança em perfis de twitter, especialmente vinculados à temas políticos, podem influenciar a crença em notícias falsas. Para isto o estudo contou com 435 participantes acima de 18 anos separados em 3 grupos (grupo I – controle; grupo II – perfis alinhados à direita e grupo III – perfis alinhados à esquerda) que foram submetidos a 4 perfis de twitter diferentes para cada grupo e que continham duas informações verdadeiras e duas falsas, porém com o mesmo conteúdo em todos os grupos. Para a realização desta pesquisa foram conduzidas análises por meio da ANOVA 3x3 para medir os níveis de confiança na fonte, bem como a regressão logística binária a fim de comparar os resultados da ANOVA com os dados de discernimento entre informações verdadeiras e falsas, assim como com as escalas de autoestima e necessidade de fechamento. Ao comparar os grupos percebeu-se diferença significativa entre pessoas mais alinhadas à direita e à esquerda especialmente nos critérios de confiança na fonte. O discernimento das notícias também foi afetado pela confiança na fonte, mostrando-se uma variável importante para compreender o que leva pessoas a serem enganadas por notícias falsas.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study is to analyze how trust in twitter profiles, especially linked to political issues, can influence the belief in fake news. For this, the study had 435 participants over 18 years old separated into 3 groups (group I - control; group II - profiles aligned to the right-wing politics and group III - profiles aligned to the left-wing politics) who were submitted to 4 different twitter profiles for each group and which contained two true and two false information, with the same content in all groups. To carry out this research, analyzes were conducted using ANOVA 3x3 to measure levels of confidence in the source, as well as binary logistic regression in order to compare the ANOVA results with the discernment data between true and false information, even as self-steem and need for closure scales. When comparing the groups, a significant difference was noticed between people more aligned to the right and to the left, especially in the criteria of confidence in the source. News discernment was also affected by trust in the source, proving to be an important variable to understand what leads people to be misled by fake news.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Psicologia (IP)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTwitter (Rede social on-line)-
Palavras-chave: dc.subjectNotícias falsas-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica-
Título: dc.titleAlinhamento político no Twitter : como a confiança na fonte influencia a crença em notícias falsas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.