Ocupação de centros e não centros indicador para mensuração e mitigação de impactos

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.creatorSoares, Evelyn Cristine Moreira-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Marcos Thadeu Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:16:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:16:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/821859-
Descrição: dc.descriptionA busca por soluções para amenizar os problemas encontrados nas áreas urbanas brasileiras, referentes ao meio ambiente urbano e à circulação, envolvendo o deslocamento de pessoas e mercadorias, e a implantação de grandes empreendimentos geradores de viagens passa, obrigatoriamente, por uma melhoria no processo de planejamento urbano, que por sua vez, necessita de pesquisas e ferramentas de aplicação para análise e definição de diretrizes. Essa pesquisa visa o desenvolvimento de um método para determinação de um indicador de mensuração de impactos (no meio ambiente urbano, especificamente nos aspectos de trânsito e circulação) decorrentes da implantação de PGV’s e também, mensuração do grau de mitigação desses impactos. A análise perpassa pela diversidade de características de áreas urbanas, de Centros e Não Centros, considerando as Cidades como sistemas complexos, diferentes usos e atividades, bem como o porte dos empreendimentos (geração de viagens), além de aspectos morfológicos (traçado das vias, desenho urbano) e de classificação do sistema viário local (geometria, faixas e sentidos de circulação). A proposta visa corroborar na elaboração e autoaplicabilidade das legislações que abordam a temática de elaboração e análise de Estudos de Impacto de Trânsito, bem como embasar a tomada de decisões pelos especialistas e gestores que atuam na área, afim de identificar e mensurar os impactos para uma efetiva mitigação e/ou compensação dos mesmos.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes-
Relação: dc.relationhttp://www.anpet.org.br/anais/documentos/2019/Planejamento%20Territorial%20do%20Transporte/Polos%20Geradores%20de%20Viagens/6_648_RT.pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectViagens-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento Urbano-
Título: dc.titleOcupação de centros e não centros indicador para mensuração e mitigação de impactos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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