A influência da família no desenvolvimento da superdotação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Paulo Vinícius Carvalho-
Autor(es): dc.creatorFleith, Denise de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:11:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:11:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27335-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200005-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/819827-
Descrição: dc.descriptionVários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem o esclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio é sintetizar e analisar criticamente as investigações realizadas sobre a relação entre a família e o indivíduo superdotado nas áreas esportiva, musical, artística e acadêmica. Estas pesquisas indicam uma grande variedade de práticas parentais e características familiares associadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação. A análise crítica dos artigos examinados poderá suscitar a realização de outras pesquisas sobre a participação da família no processo de desenvolvimento do talento. Além disso, os esclarecimentos deste ensaio poderão auxiliar a elaboração e implementação de programas de atendimento a indivíduos superdotados e suas respectivas famílias.-
Descrição: dc.descriptionMany studies point out the importance of the family to the manifestation, development and recognition of giftedness. The development of gifted behaviors impose new challenges and demands to the gifted individuals themselves and their relatives, who in certain occasions do not have enough knowledge to assist these individuals. Hence, the main objective of this study is to critically synthesize and analyze the investigations conducted on the relationship between the gifted and his/her family in the areas related to sports, music, arts and academic studies.. They reveal a great variety of parental practices and family characteristics associated to the development of gifted behaviors. The critical analysis of the articles examined may suggest the conduction of further studies on the participation of the family in the process of talent development. In addition, elucidations raised with this article may assist the elaboration and implementation of programs to assist gifted individuals and their families.-
Descrição: dc.descriptionVarios estudios destacan la importancia de la familia para la manifestación, el desarrollo y el reconocimiento del superdotado. El desarrollo de comportamientos superdotados impone nuevos desafíos y demandas a los propios individuos superdotados y a sus familiares, que en algunas ocasiones no poseen la clareza necesaria para atenderlas. Siendo así, el objetivo general de este estudio es sintetizar y analizar de forma crítica las investigaciones realizadas sobre la relación entre la familia y el individuo superdotado en las áreas deportiva, musical, artística y académica. Estas investigaciones indican una gran variedad de prácticas parentales y características familiares asociadas al desarrollo de comportamientos superdotados. El análisis crítico de los artículos examinados podrá promover la realización de otras investigaciones sobre la participación de la familia en el proceso de desarrollo del talento. Además de eso, las informaciones de esta investigación podrán ayudar a elaborar e implementar programas de atendimiento a individuos superdotados y sus respectivas familias.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia Escolar e Educacional - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotados-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Título: dc.titleA influência da família no desenvolvimento da superdotação-
Título: dc.titleFamily influence on the development of giftedness-
Título: dc.titleLa influencia de la familia en el desarrollo del superdotado-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.