A experiência do Pronera EJA no DF e Entorno : o projeto Tecicampo e as contribuições para o desenvolvimento

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSauer, Sérgio-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Joice Marielle da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:09:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:09:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35548-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/819155-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2019.-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação de mestrado teve como objetivo tratar sobre as contribuições do Projeto Tecendo a Cidadania no Campo (Pronera - EJA) para o Desenvolvimento de assentados(as) e acampados(as) de Reforma Agrária na região do Distrito Federal e Entorno, a partir das concepções dessas pessoas sobre desenvolvimento. Historicamente, este termo foi usado em seu sentido capitalista, baseado no crescimento econômico e na exploração dos países mais ricos sobre os mais pobres, gerando consequências negativas para as pessoas e o meio ambiente. Desde a década de 1970, diversas concepções alternativas foram criadas, a partir de outras lógicas de mundo que não a lógica capitalista. Manter a nomenclatura ‘desenvolvimento’ contribui para o respeito aos esforços epistemológicos dos sujeitos. A pesquisa foi realizada em um contexto de luta pela terra, e as práticas educativas do Projeto Tecicampo fizeram parte de uma política pública de Educação do Campo (o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - Pronera). Isso tornou necessário o resgate de elementos do contexto histórico de luta pela terra na região estudada, bem como reforçaram a necessidade de uma educação voltada ao campo. Rodas de conversa e entrevistas com discentes, lideranças e educadoras do Tecicampo permitiram constatar que as concepções sobre Desenvolvimento dos sujeitos da pesquisa, embora dialoguem com concepções já consolidadas, também contêm elementos muito próprios, que explicam as diversas manifestações de Desenvolvimento apontadas pelos sujeitos.-
Descrição: dc.descriptionThis master’s thesis aimed to discuss the contributions of Projeto Tecendo a Cidadania no Campo (Tecicampo / Pronera - EJA) for the Development of land reform campers and settlers in Distrito Federal and its surroundings, according to their conceptions of development. Historically, the concept has been used in its capitalist sense, based on economic growth and on the exploitation of rich countries over the poor ones, causing negative effects for the people and the environment. Since the 1970’s, many alternative conceptions have been elaborated, based on logics that differ from the capitalist one. Keeping the terminology “development” is a means of respecting the epistemological efforts of the people involved. The research took place in a context of struggle for land, and the educational experiences of Projeto Tecicampo were part of a Educação do Campo policy (The National Program for Education on Land Reform - Pronera). That made it necessary to resume some elements of the historical struggle for land in the region addressed, as well as reinforced the need for an education specifically directed to the countryside. Focal groups and interviews with students, social movement leaders and teachers of Tecicampo allowed us to determine that, even though the concepts that the subjects have of “development” dialogues with the ones that are already consolidated, they also contain very specific elements, which explain the numerous manifestations of development pointed by the subjects.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectReforma agrária-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectLuta pela terra-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Título: dc.titleA experiência do Pronera EJA no DF e Entorno : o projeto Tecicampo e as contribuições para o desenvolvimento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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