Valores, suporte psicossocial e impacto do treinamento no trabalho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPantoja, Maria Júlia-
Autor(es): dc.creatorPorto, Juliana Barreiros-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciana Mourão Cerqueira e-
Autor(es): dc.creatorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:05:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:05:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6075-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000200013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/817788-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo investigar valores individuais e percepções de suporte organizacional à transferência de treinamento como preditores do impacto do treinamento no trabalho. A amostra consistiu de 79 profissionais, de nível superior, de uma instituição hospitalar na área de reabilitação do aparelho locomotor e de 85 profissionais de uma autarquia federal ligada ao sistema financeiro nacional. Os pesquisados haviam concluído os cursos de capacitação que foram objeto de avaliação neste estudo, há aproximadamente três meses. Responderam, no local de trabalho, questionários que continham escalas previamente validadas. Foram realizadas análises de regressão múltipla hierárquica. Os resultados apontaram suporte psicossocial e o tipo motivacional conservadorismo/coletivismo como importantes preditores do impacto do treinamento no trabalho (R2 = 0,35; p < 0,001) e sugerem que os indivíduos que valorizam a conservadorismo, ou seja, que buscam respeito, compromisso, segurança, harmonia e aceitação dos costumes e idéias de uma cultura perceberam maior impacto dos conhecimentos e habilidades adquiridos nos cursos em suas atividades profissionais. A interação entre valores individuais e suporte organizacional à transferência foi marginalmente significativa. No entanto, sugere-se a confirmação desses resultados, a partir do aumento da amostra e da diversificação das organizações estudadas.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this work was to investigate individual values and perceptions of the organizational support to training’s transfer as predictors of the impact in work training. Seventy nine university graduated degree professionals, working at a hospital specialized in orthopedics’ rehabilitation plus eighty five professionals, working for an state government institution, connected to the national financial system, constituted the sample of this research. All of them had finished the training event which was evaluated in this paper approximately three months ago. While at work they responded to the questionnaire, which had scales previously validated. Multiple regression hierarchical analyses were made. The data shows psychosocial support and the motivational type conservationism\collectivism as an important predictor of the impact of the training at work (R² = 0.35; p < 0.001). It also suggests that people who value conservationism, i.e., that look for respect, compromise, safety, harmony and welcoming of culture habits and ideas got more from the impact of the knowledge and abilities acquired from their professional activities. The interaction between individual values and organizational support transfer had poor significance. Nonetheless, the confirmation of these data suggests that further studies should be undertaken by expanding the sample and diversifying the institutions studied.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectValores humanos-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento-
Palavras-chave: dc.subjectSuporte psicossocial-
Título: dc.titleValores, suporte psicossocial e impacto do treinamento no trabalho-
Título: dc.titleValues, psychosocial support and training impact at work-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.