Coletando dados sobre o Capitalismo de Vigilância nas instituições públicas do ensino superior do Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCruz, Leonardo Ribeiro da-
Autor(es): dc.creatorSaraiva, Filipe de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorAmiel, Tel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:04:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:04:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36912-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/817309-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, houve um crescimento na oferta de plataformas educacionais às instituições públicas de ensino e de pesquisa no Brasil por grandes empresas do setor, particularmente as empresas Google e Microsoft. Acordos baseados na oferta de serviços gratuitos à instituições e entes públicos tem em grande parte, como contrapartidas, a coleta, tratamento, utilização e comercialização de dados comportamentais de seus usuários. Os acordos revelam uma grande assimetria em relação ao vetor da coleta de dados. As empresas têm, potencialmente, acesso a uma grande quantidade de dados das instituições públicas. Esse artigo tem como objetivo apresentar a metodologia e os resultados encontrados na investigação da seguinte questão: quais instituições públicas de ensino superior no Brasil fizeram acordo com as empresas Google ou Microsoft para gerenciamento dos seus sistemas de tecnologia de informação? Problematizamos a relação entre grandes empresas e sistemas de gerenciamento de ensino e comunicação das universidades públicas. Apresentamos dados primários atuais sobre o tema gerados por um script que será disponibilizado como software livre. Coletamos dados visando identificar servidores de e-mail das instituições, que sabemos (por estudo prévios) ser um forte indicativo de parcerias. Apresentamos os dados da investigação de 104 instituições estaduais e federais públicas brasileiras em formato aberto e com visualização georreferenciada, discutindo suas consequências para o ensino público, vigilantismo e soberania nacional associada à produção científica do país.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherLAVITS-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAnais do VI Simpósio Internacional LAVITS: “Assimetrias e (In)Visibilidades: Vigilância, Gênero e Raça” - (CC BY) - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: http://lavits.org/anais-do-vi-simposio-internacional-lavits-assimetrias-e-invisibilidades-vigilancia-genero-e-raca/?lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo de vigilância-
Palavras-chave: dc.subjectSoftwares educativos-
Palavras-chave: dc.subjectGoogle Education-
Palavras-chave: dc.subjectMicrosoft 365-
Título: dc.titleColetando dados sobre o Capitalismo de Vigilância nas instituições públicas do ensino superior do Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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