Desenvolvimento e políticas públicas : análise da 'formação cidadã' no âmbito do PNLD (2015-2017)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Viviane de Melo-
Autor(es): dc.creatorQuaresma Neto, João Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:03:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:03:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21213-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21213-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/817033-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional, 2016.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação resulta de um esforço reflexivo híbrido produzido no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) da Universidade da Brasília (UnB). De forma interdisciplinar, foi analisado como a diretriz da Formação Cidadã, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), contribui para o fomento do respeito à diversidade de gênero por meio de livros didáticos (LD) de História do Ensino Médio no atual triênio (2015-2017). O corpus analisado foi composto pela coleção mais utilizada no Distrito Federal (Oficina de História) e o aporte teórico-metodológico utilizado é proveniente do diálogo com a tradição brasiliense em Análise Crítica de Discurso (ADC). Como resultado foi demonstrado alcances e limites dessa prática de governança materializada no corpus supracitado.-
Descrição: dc.descriptionThis Master’s thesis is a result of a hybrid reflexive effort conducted in the Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) at the University of Brasília (UnB). In an interdisciplinary basis, it was analyzed how the Formação Cidadã [Citizenship Development], issued from the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) [National Program of School Books], help to promote respect for gender diversity through History books used in Secondary Schools during the current triennial (2015-2017). The analyzed corpus was composed by the most consumed collection in the Distrito Federal (Oficina de História). The theoretical and methodological approach applied comes from a dialogue with a local tradition in Critical Discourse Analysis (CDA). In terms of analytical outcome, it demonstrates scopes and limitations of this governance practice materialized in the corpus abovementioned.-
Descrição: dc.descriptionCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - estudo e ensino - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania - Distrito Federal (Brasil)-
Título: dc.titleDesenvolvimento e políticas públicas : análise da 'formação cidadã' no âmbito do PNLD (2015-2017)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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