Desempenho de universidades públicas : lições da experiência da UnB no uso de indicadores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNogueira, Jorge Madeira-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Nilzith de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T13:01:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T13:01:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14576-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/816267-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2013.-
Descrição: dc.descriptionAs instituições públicas federais de ensino superior são avaliadas pelo Ministério da Educação e pelo Tribunal de Contas da União para fins de liberação de recursos e de verificação de desempenho, respectivamente. O objetivo deste trabalho é comparar as metodologias propostas por ambos os órgãos para o cálculo do Aluno Equivalente, indicador que é comum às duas metodologias. Visa-se à identificação de benefícios que possam ser trazidos pelo uso de apenas uma metodologia e cumprimento das duas finalidades. Nesse sentido, foram descritas e comparadas as metodologias de cálculo desse indicador para esses órgãos, aplicando-se especificamente resultados dos 14 maiores indicadores Aluno Equivalente de instituições públicas, bem como especificamente da Universidade de Brasília. Para a comparação, foi utilizada a correlação de Pearson, que demonstrou semelhança entre os resultados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe federal institutions of secondary education are evaluated by the Ministry of Education and by the Court of Audit in order to release funds and to perform verification, respectively. The objective of this study is to compare the methodologies used by both agencies to calculate the Student Equivalent indicator that is common to both methodologies. The aim is to identify benefits that may be brought about by the use of only one of the two methods and compliance purposes. In this sense, the methods of calculating were described and compared for those agencies, specifically applying results of 14 major indicators Student Equivalent federal institutions, and specifically the University of Brasilia. For comparison, we used the Person’s correlation, that showed similarity between the results.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectPessol - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores-
Título: dc.titleDesempenho de universidades públicas : lições da experiência da UnB no uso de indicadores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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