Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPazos, Valmor Cerqueira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Carlos Henrique Meneses dos-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Liza Maria Souza de-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Raquel de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:59:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:59:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44709-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37118/ijdr.24390.04.2022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/815770-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre a Educação para a Sustentabilidade no contexto do Ensino Remoto (ER)/Educação a Distância (EAD). A discussão apresenta o uso do ER/EAD como ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade, assim também como ótima alternativa quando o ensino presencial é inviabilizado, como é o caso do momento em que estamos vivendo. Isto não quer dizer que o ER/EAD possa substituir integralmente o ensino presencial, considerando que as trocas oculares afetivas são muito importantes para o processo de aprendizagem. Entendemos que a Educação para a Sustentabilidade deve ser tratada como um tema transversal em todos os níveis de educação, e que, para a manutenção de um meio ambiente equilibrado, socialmente justo, faz-se necessário um processo de formação de cidadãos críticos e empenhados em reconhecer o meio ambiente a sua volta e a sua interação com ele. As duas temáticas juntas podem promover sustentabilidade e educação ambiental pautadas na cidadania, tendo o docente um papel fundamental para atingir tal finalidade. Logo, é perceptível o reconhecimento da importância do educador e sua relação com a comunidade de aprendizagem, bem como a necessidade profissional de ensinar e aprender, continuadamente, pensando as potencialidades do ER/EAD em conjunto com a Educação para a Sustentabilidade. Conclui-se que o processo de entendimento nessas áreas é extremamente importante, pois contribui de forma positiva para melhorar a qualidade de vida não só dentro do ambiente escolar mas também no cotidiano das pessoas.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCopyright © 2022, PAZOS, Valmor Cerqueira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. FONTE: https://www.journalijdr.com/educa%C3%A7%C3%A3o-para-sustentabilidade-no-ensino-remoto-emergencial-na-gradua%C3%A7%C3%A3o-e-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-uma-vis%C3%A3o. Acesso em: 08 set. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)-
Palavras-chave: dc.subjectODS 4 - Educação de qualidade-
Título: dc.titleEducação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.