Pedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Laura Maria (org.)-
Autor(es): dc.creatorTeles, Lúcio França (org.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:55:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:55:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46500-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/814226-
Descrição: dc.descriptionA formação de professores e o desafio para realizá-la são as dimensões fundamentais desta obra que retrata o trabalho de professores, dirigentes e estudantes da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e da Secretaria de Estado de Educação do Acre para que se pudesse ofertar, para professores, o Curso de Licenciatura em Pedagogia - PEDEaD. Esse curso, pelas características geopolíticas e as dificuldades de locomoção do Acre, somente foi realizado com sucesso devido à inclusão de metodologias que incorporaram tecnologias de educação e comunicação, sobretudo a internet. Ao constituir ampla rede de formação e gestão, o curso integrou autores, gestores, mediadores e estudantes de todos os municípios do Acre, por meio de atividades presenciais e online. O currículo trabalhado junto aos professores do Estado do Acre teve como fundamento a concepção e a estrutura de formação de outro curso da mesma natureza - PIE, realizado pela Faculdade de Educação da UnB em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os principais pilares da formação desenvolvida no Acre foram os eixos integradores do currículo: cidadania, educação e letramento; a rede de formação colaborativa presencial e online; o registro reflexivo como forma de organização e avaliação da aprendizagem; a educação a distância; a articulação teoria e prática no processo didático, pedagógico, educativo e social do trabalho docente. Cada capítulo expressa um aspecto do trabalho desenvolvido por professores que contribuíram com suas pesquisas, conhecimentos e práticas e revela ângulo especial e particular da dinâmica da formação docente online e presencial.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Descrição: dc.descriptionEditora Universidade de Brasília (EDU)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora Universidade de Brasília (EDU)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC ND)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titlePedagogia presencial e online : uma experiência de formação docente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.