Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Denise Conceição Ferraz de | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Rodrigo Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T12:52:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T12:52:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/813227 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho relata os processos artísticos que emergem das preocupações com a crise político-ambiental causada pelos dejetos plásticos despejados nos oceanos. Como nas operações do inconsciente, busco trazer à tona uma temática que me parece ser recalcada pela sociedade contemporânea. Neste contexto, a estratégia da produção artística aqui apresentada incorpora o "inquietante" freudiano. Para tanto, o vídeo e a ação performativa são as linguagens utilizadas na produção de criaturas-objeto, que estabelecem a interação entre os seres vivos e as substâncias sintéticas produzidas pela atual sociedade de consumo. Além disso, lança uma reflexão sobre possíveis atravessamentos do pós-cinema na arte contemporânea. O resultado é um projeto de videoinstalação com vídeos e imagens estáticas. | - |
Descrição: dc.description | This work reports the artistic processes that emerge from concerns with the political-environmental crisis caused by plastic waste dumped into the oceans. As in the operations of the unconscious, I seek to highlight a theme that seems to me to be repressed by the contemporary society. In this context, the artistic production strategy presented here incorporates the Freudian concept of "uncanny". Therefore, videos and performative actions are the languages used in the production of object-creatures, which establish the interaction between living beings and synthetic substances produced by the current consumer society. Furthermore, it launches a reflection on possible crossings between post-cinema and contemporary art. The result is a video installation project with videos and still images. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo artístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plástico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dejetos plásticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e Meio ambiente | - |
Título: dc.title | Não existe jogar fora, é tudo dentro do plástico às criaturas-objeto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: