Criatividade em matemática : conceitos, metodologias e avaliação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasília-
Autor(es): dc.contributorSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-
Autor(es): dc.creatorGontijo, Cleyton Hércules-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Alexandre Tolentino de-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Mateus Gianni-
Autor(es): dc.creatorFarias, Mateus Pinheiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:46:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:46:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48122-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26512/9788523010195-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-6730-8243-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-8770-1314-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-3373-2721-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/810862-
Descrição: dc.descriptionO livro Criatividade em matemática: conceitos, meto­dologias e avaliação traz um panorama das pesquisas acerca da criatividade em matemática, apresentando conceitos e estratégias didáticas para favorecer seu desenvolvimento e, ainda, critérios para a análise das produções dos estudantes a fim de identificar seu po­tencial criativo em matemática. A importância dessa discussão reside no fato de a matemática ser tratada, paradoxalmente, como uma área difícil, impossível de aprender, restrita aos gênios e, ao mesmo tempo, ser reconhecida como fundamental no processo de desenvolvimento científico e tecnológico, além de ser requisitada para a admissão nas principais instituições de ensino e na maioria das ocupações profissionais. Nesse sentido, as reflexões proporcionadas pelo tex­ to do livro poderão colaborar para a construção de propostas pedagógicas para as aulas de matemática com vistas à superação das representações negativas relacionadas à disciplina, bem como possibilitar uma nova dinâmica na forma de tratar os conteúdos de matemática e as relações entre professores e estudantes. O texto evidencia a resolução, formulação e redefinição de problemas como estratégias didáticas para orientar o trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento da criatividade em matemática. Trata-se de uma obra original no cenário brasileiro, que contribui significativamente para a divulgação de estudos e pesquisas no campo da criatividade em matemática.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento criativo em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade em matemática - avaliação - estímulo-
Título: dc.titleCriatividade em matemática : conceitos, metodologias e avaliação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.