Educação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Regina da Silva Pina-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Danielly de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:44:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:44:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47904-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/810325-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa aborda o estudo, a observação, o desenvolvimento e análises acerca do desenvolvimento de uma Tarefa Matemática (TM) em Educação Financeira (EF), a fim de se problematizar a temática do consumo consciente. A tarefa foi desenvolvida em uma turma de 9º ano, de acordo com a abordagem do Ensino Exploratório (Canavarro, 2011). Assim, informações essenciais foram geradas e subsidiaram a construção de ações, significativas e alinhadas com os objetivos educacionais. Além disso, que proporcionassem aos estudantes uma experiência de aprendizagem enriquecedora. O objetivo foi desenvolver uma TM de EF para o Ensino Fundamental devido à sua aplicabilidade no dia a dia do aluno, que o fizesse relacionar o conteúdo da Matemática Financeira (MF) com seu cotidiano. A TM: “Decida com sabedoria, qual celular você compraria!?” simulou a compra de um aparelho celular, o que estimulou o interesse dos alunos, por estar conectada aos seus interesses, instigando-os a resolvê-la. Após desenvolver a TM de acordo com as premissas do ensino exploratório e analisar os dados, ficou evidente que os alunos conseguiram refletir sobre as opções de compra disponíveis no mercado e os modos de economizar. Eles também conseguiram realizar os cálculos de porcentagem e taxas de juros. Concluiu-se assim que o desenvolvimento da TM proporcionou uma série de benefícios aos alunos. Além de revisitar o conteúdo de MF, ela promoveu a autonomia aos alunos, estimulando o senso crítico e a reflexão e permitindo relacionar o que estudaram em sala de aula com o seu cotidiano. Evidenciou-se,também, que a EF foi essencial para fornecer aos alunos os conhecimentos básicos para agir e se posicionar frente a um cenário de compra. Espera-se que a experiência os ajude na realização de compras futuras com mais responsabilidade, reconhecendo seus desejos e sendo capaz de poupar-
Descrição: dc.descriptionThis research presents the study, observation, development, and analysis of a mathematics task (MT) in Financial Education (FE), applied to students in order to analyze the theme about conscious spending. The task was developed in a class of ninth grade, according to an Exploratory Teaching approach (Canavarro, 2011). Thus, essential information was produced and supported the creation of the meaningful tasks and allied to the educational objectives. Furthermore, tasks that provide an enriching experience of learning. The aim was to develop a MT of Financial Education to secondary school due to its applicability on daily routine of the student, which make them relate the content of Financial Mathematics (FM) to their daily lives, understanding debts, purchases paid in installments and to calculate discounts in products. The MT: “Decide with wisdom, which cellphone would you buy?” simulated the acquisition of a cellphone that encouraged the interest of the students, because it was related to their interests, motivating them to answer it. After developing the MT according to the principles of exploratory teaching and analyze the data, it became clear that the students were able to reflect on the available options of purchase in the market and ways of saving money. They also calculated percentages and found interest rate. It was concluded that the implementation of the MT provided a series of benefits to the students. Besides revisiting the content of FM, it gave autonomy to the students, encouraging the critical thinking and reflection, allowing them to relate the content studied in class to their everyday lives. The study alsohighlighted that the FE was essential to give the students basic knowledge to act and make a decision in the face of a buying scenario. It is expected that this experience can help them to buy with more responsibility, recognizing their wishes and being able to save their money in the future.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeira-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - aprendizagem e trabalho pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Exploratório, Tarefa Matemátic-
Título: dc.titleEducação financeira na perspectiva do ensino xxploratório : concepção, desenvolvimento e análise de uma tarefa matemática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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