Considerações sobre a dimensão estética da obra de Oscar Niemeyer : os casos da Praça Maior e do Instituto Central de Ciências da UnB

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGorovitz, Matheus-
Autor(es): dc.creatorCastor, Ricardo Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:44:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:44:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-21-
Data de envio: dc.date.issued1994-06-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45601-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/810180-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2004.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho ocupa-se da produção arquitetônica de Oscar Niemeyer com o objetivo de dedicar-lhe uma análise estética objetivamente fundamentada. Como objetos particulares de estudo, foram escolhidos os projetos arquitetônicos da Praça Maior e do Instituto Central de Ciências (ICC) realizados no início da década de 60 para o campus da Universidade de Brasília (UnB). Trata-se, fundamentalmente, de compreender as razões de ordem estética que teriam levado o arquiteto a modificar, por duas vezes, a configuração original da praça central do campus proposta por Lúcio Costa em 1960. A partir de análises comparativas entre as estruturas plásticas desses projetos procura-se elucidar as particularidades artísticas da obra de Niemeyer, especificando suas contribuições à dimensão estética da arquitetura moderna. A metodologia de análise divide-se em três etapas: a primeira delas dedicada exclusivamente às propriedades objetivas das obras, a segunda, ao modo como tais propriedades tendem a ser apreendidas pelo sujeito, e a terceira, ao processo de objetivação do sujeito promovido pela linguagem do artista. Ao longo de cada etapa, as referidas propostas para a Praça Maior e o ICC são comparadas analiticamente a outros projetos de Niemeyer, bem como aos planos originais de Lúcio Costa para UnB e para a cidade de Brasília.-
Descrição: dc.descriptionThis work concems the architectural production of Oscar Niemeyer with the objective of dedicating it an objectively substantiated aesthetical analysis. The architectural designs ofthe Praça Maior and of the Instituto Central de Ciências were chosen as particular objects of study. They were both realized at the beginning ofthe 60 s for the campus ofthe University of Brasília. Basically, the purpose is to understand the aesthetical set of reasons that led the architect to modify the original configuration ofthe central square ofthe campus proposed by Lucio Costa in 1960. Based on comparative analysis between the plastic structures of these designs the research will try to elucidate the artistic particularities of Niemeyers work specifying his contributions to the aesthetical dimension of modern architecture. The methodology used in the analysis is divided into three moments: the fírst ofthem is dedicated exclusively to the objective properties of the work; the second aims to show how these properties tend to be apprehended by the person. The third has to do with the objectification ofthe man promoted by the language ofthe artist. Through each stage, the above mentioned designs for the Praça Maior and the ICC will be analytically compared to other projects by Niemeyer as well as the original plans by Lucio Costa for the UnB and for Brasília.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Restrito-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectOscar Niemeyer-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade de Brasília-
Título: dc.titleConsiderações sobre a dimensão estética da obra de Oscar Niemeyer : os casos da Praça Maior e do Instituto Central de Ciências da UnB-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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