Análise da eficiência na Educação Básica através de Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLucas, Vander Mendes-
Autor(es): dc.creatorCordeiro, Leonardo Bastos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:40:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:40:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47989-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/809012-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2023.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo buscou analisar a eficiência técnica dos 92 municípios fluminenses. Para analisar a eficiência dos municípios foi utilizada a técnica não paramétrica Data Envelopment Analysis (DEA) orientado a output, e regressões logit binária, para estimar o impacto de variáveis ambientais sobre o fator eficiência. Os resultados obtidos indicaram que 19 municípios (20,65% dos 92 municípios) apresentaram escores de eficiência iguais ou maiores que o limiar de eficiência (95%) delimitado, considerados eficientes. O modelo de regressão logit mostrou que as variáveis independentes ambientais na área educacional foi significativa. Nesse aspecto, pode-se concluir pela iminente necessidade de melhorar a qualidade do gasto público com Ensino Fundamental nos municípios contemplados na análise, buscando, nesse aspecto, uma maior observância do Princípio da Eficiência na aplicação dos recursos públicos.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed to analyze the technical efficiency of the 92 municipalities in the state of Rio de Janeiro. Non-parametric Data Envelopment Analysis (DEA) technique was used to analyze efficiency, while binary logit regressions were employed to estimate the impact of environmental variables on the efficiency factor. The results of the DEA technique indicated that 19 municipalities (20.65% of the 92 municipalities) achieved efficiency scores equal to or higher than the efficiency threshold (95%), thus considered efficient. The regression model showed that higher values for the environmental independent variables was found to be significant. In this regard, it can be concluded that there is an imminent need to improve the quality of public spending on primary education in the analyzed municipalities, aiming for a greater adherence to the Principle of Efficiency in the allocation of public resources.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica - análise-
Palavras-chave: dc.subjectData Envelopment Analysis (DEA)-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência-
Palavras-chave: dc.subjectFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica-
Título: dc.titleAnálise da eficiência na Educação Básica através de Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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