Educação ambiental na formação do pedagogo : um estudo de caso do projeto Água como Matriz Ecopedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCatalão, Vera Margarida Lessa-
Autor(es): dc.creatorCiganda, Janaina Mourão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:35:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:35:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8963-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/807135-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo lançar um olhar sobre como acontece a formação em educação ambiental dos graduandos do curso de Pedagogia que atuaram e atuam no Projeto Água como Matriz Ecopedagógica - PAME e sobre a contribuição da educação ambiental na formação do pedagogoEssa pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso fazendo uso de uma diversidade de métodos na coleta e análise interpretativa dos dados. A investigação foi realizada a partir dos seguintes procedimentos: análise documental dos trabalhos de final de curso e dos relatórios de estágio dos estudantes que desenvolveram suas monografias a partir das experiências vividas no projeto Água como Matriz Ecopedagógica; questionário eletrônico enviado aos egressos do PAME e autores dos trabalhos analisados e de uma roda de conversa semi estruturada com o mesmo grupo de egressos. A costura teórica acontece pela ótica da complexidade e de uma epistemologia transdisciplinar que favorece a compreensão dos fenômenos nos múltiplos aspectos que o compõem e que integram a implicação do pesquisador e da intersubjetividade no processo de pesquisa. Os dados encontrados confirmam que o trabalho em educação desenvolvido pelo PAME integrando valores, princípios ecopedagógicos e práticas reflexivas que promovem um processo de transformação das pessoas, das instituições e das relações envolvidas no processo e de que a educação ambiental em uma abordagem transversal é um componente fundamental na formação do pedagogo.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleEducação ambiental na formação do pedagogo : um estudo de caso do projeto Água como Matriz Ecopedagógica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.