Sujeito, agência e informação: tradição e leituras transversais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGonzález de Gómez, Maria Nélida-
Autor(es): dc.creatorRabello, Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:34:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:34:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24670-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/806885-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista a emergência de novas demandas e configurações informacionais e de interações e vínculos sociotécnicos, objetivou-se relacionar os construtos “informação” e “agência” de modo a obter subsídios para uma reflexão em torno de perspectivas de “sujeito” no campo da informação. Para tanto, consideraram-se aspectos como a transversalidade da produção de conhecimento, a trajetória histórica de conceitos e a criação de objetos, com os quais foi possível identificar que o estudo de sujeitos e de agências informacionais pode permitir a coexistência de abordagens tradicionais, no campo da ciência da informação, com aquelas que envolvem leituras transversais em diálogo com a filosofia da informação e com saberes dos campos das ciências humanas e sociais. No caso da primeira abordagem – entrelaçada à luz da ideia de disciplinaridade – foram apresentados aspectos que envolvem dimensões objetivas, subjetivas e sociais de informação, tomando como agências norteadoras a busca e o uso da informação. Na segunda, a informação e as agências foram pensadas a partir da noção de contexto para além dos limites de um único campo, numa transversalidade de leituras que podem considerar a política, a ética, a economia, enfim, não apenas a relação dos sujeitos com institucionalidades e com tecnologias e recursos informacionais, mas com os agenciamentos presentes no cotidiano, em redes e regimes múltiplos.-
Descrição: dc.descriptionIn view of the emergence of new informational demands and configurations and of sociotechnical interactions and ties, the “information” and “agency” constructs are associated in order to obtain subsidies for a reflection on the perspectives of “subject” in the field of information . To this goal, aspects such as the transversality of knowledge production, the historical trajectory of concepts and the creation of objects are considered, which allowed to identify that the study of subjects and informational agencies can permit the coexistence of traditional approaches, in the field of information science, with those involving transversal readings in connection with information philosophy and with the knowledge from fields within human and social sciences. In the case of the first approach - intertwined in the light of the idea of disciplinarity - aspects were presented that involve objective, subjective and social dimensions of information, taking as guiding agencies the search and use of information. In the second, the information and the agencies were thought from the notion of context beyond the limits of a single field, in a transversality of readings that can consider the politics, the ethics, the economy, in fact, not only the relation of the subjects with Institutions and with information technologies and resources, but with the assemblages present in daily life, in networks and multiple regimes.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherIBICT-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectInformação-
Palavras-chave: dc.subjectAgência informacional-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito-
Título: dc.titleSujeito, agência e informação: tradição e leituras transversais-
Título: dc.titleSubject, agency and information: transversal readings and tradition-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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