Entre o desejo e a abjeção : a moda como meio de comunicação de identidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Fátima Aparecida dos-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Thaís Moysés Nogueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:34:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:34:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19413-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.19413-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/806846-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2015.-
Descrição: dc.descriptionNa presente dissertação, é discutido o poder da moda na formação de identidade do sujeito, principalmente no que tange à sua capacidade de transformar sujeitos em corpos abjetos. Através de pesquisa documental extensa, são debatidos conceitos como identidade, sujeito, cultura, sistema, corpo, abjeção, gênero, moda, bem como sua importância para a formação do indivíduo pós-moderno, além de ser feito um breve histórico da moda e do design ao longo do século XX. A moda, seus atores e seu funcionamento são analisados para compreensão de sua função social, localizados na pós-modernidade e no Ocidente. Com base no conceito de abjeção de Julia Kristeva, são analisadas as relações estabelecidas entre sujeitos baseadas na construção do “eu” a partir da identificação do “outro”. O intrincado sistema de relações sociais é visto através das lentes da moda e das possibilidades de pertencimento e exclusão que ela proporciona. Dividida em cinco capítulos, a dissertação é apresentada partindo da construção de conceitos para depois relacioná-los dentro do sistema social, revelando as relações de poder estabelecidas, usando a moda como ferramenta.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation discusses the power of fashion in the shaping of the identity of the subject, especially regarding its ability to transform subjects in abject bodies. Through extensive documentary research, concepts are discussed such as identity, subject, culture, system, body, abjection, gender and fashion as well as its importance for the formation of the postmodern individual, in addition to making a timeline of fashion and design throughout the Twentieth Century. Fashion, its operators and its functioning are analyzed for the understanding of its social function, within post-modernity and the West. Based on the concept of abjection by Julia Kristeva, analyses are made through the relations between subjects, based on the construction of the Self from the identification of the "other". The intricate system of social relations is seen through the eyes of fashion and the identification and exclusion possibilities it provides. Divided into five chapters, this dissertation is presented starting with the construction of concepts to later relate them within the social system, revealing the established power relations, using fashion as a tool.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Design (IdA DIN)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Design-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade - construção-
Palavras-chave: dc.subjectModa-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito (Filosofia)-
Título: dc.titleEntre o desejo e a abjeção : a moda como meio de comunicação de identidades-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.