O programa internacional de avaliação de estudantes : a avaliação de matemática e o cenário brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Paulo Vinícius Pereira de-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Geraldo Eustáquio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:34:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:34:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44738-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5902/2318133870328-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-6679-8439-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/806616-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral deste artigo, em que abordamos a caracterização do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa -, é caracterizar a avaliação de Matemática no âmbito deste Programa. Inicialmente, aborda-se, de maneira abrangente, um panorama do Pisa relativo aos seguintes aspectos: o que o Pisa investiga e de que maneira; os instrumentos para um bom resultado na avaliação; as notas atribuídas no Pisa e o espaço amostral de estudantes. Em seguida, tratamos da avaliação sobre a perspectiva da Matemática: como ela é analisada, como é constituída, a escala adotada para o exame e, posteriormente, apresentamos os resultados brasileiros sobre esse domínio. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo descritiva, pautada pela análise documental. Os principais resultados assinalaram a importância de compreender a avaliação para a constituição de uma educação equânime, mesmo quando o seu impacto na esfera pedagógica seja incipiente. Os resultados brasileiros apresentados em cada edição são insatisfatórios, demonstrando necessidade de melhorias desde a formação docente aos investimentos em educação.-
Descrição: dc.descriptionThe general objective of this article, in which we approach the characterization of the International Student Assessment Program - Pisa -, is to characterize the Pisa Mathematics assessment. Initially, we presented a comprehensive overview of the Pisa regarding the following aspects: what the Pisa investigates and how, the instruments for a good result in the assessment, the grades attributed to the Pisa, and the sample size of students. Then, we deal with the assessment of the Mathematics approach, how it is analyzed, how it is constructed and the scale adopted for the exam, and, later, we present the Brazilian results in this domain. As a methodology, we used descriptive qualitative research, based on the technique of document analysis. The main results highlight the importance of understanding evaluation for the construction of equity education even when its impact on the pedagogical sphere is incipient.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal de Santa Maria-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRegae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional reconhecimento não comercial sem obra derivada. FONTE: https://periodicos.ufsm.br/regae/about. Acesso em: 08 set. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de programas-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectODS 4 - Educação de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)-
Título: dc.titleO programa internacional de avaliação de estudantes : a avaliação de matemática e o cenário brasileiro-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.