Cine São Luiz : o valor do ultrapassado

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Autor(es): dc.creatorCarvalho, Juliano Loureiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:29:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:29:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/804983-
Descrição: dc.descriptionNas duas últimas décadas, acumularam-se relevantes esforços intelectuais e institucionais para reconhecer a arquitetura moderna como repertório construído plenamente historicizado, cuja preservação se incorpora a um campo disciplinar longamente consolidado – não constituindo, portanto, um restauro à parte. Nesse contexto, o presente artigo explora a obsolescência como atributo de valor dos edifícios do século XX, enquanto alternativa a uma atualidade por vezes deles exigida. O tema é abordado a partir do caso do Cine São Luiz, em Recife (PE), inaugurado em 1952 e tombado, em âmbito estadual, em 2009. Projetado por um arquiteto moderno em uma avenida moderna, buscando para si mesmo essa modernidade, ele é hoje ultrapassado; foi tombado e segue preservado não por ser moderno, mas por ser antigo. Assim, o São Luiz mostra como o afastamento dos padrões atuais pode ser decisivo para os valores de um bem cultural, para sua capacidade de evocar outros tempos, de gerar interesse ou encantamento, e mesmo de continuar existindo. Demonstra, portanto, outras possibilidades para a arquitetura do século XX, libertando-a do encargo de ser sempre atual.-
Descrição: dc.descriptionIn the last two decades, many relevant intellectual and institutional efforts converged in recognizing modern architecture as a fully historicized built stock, whose preservation should be incorporated into a long-established disciplinary field – instead of requiring a specific kind of conservation. In that context, this paper explores obsolescence as an attribute of 20th century buildings values – an alternative to an up-to-date state sometimes demanded of them. We approach the theme through the case of the movies theater Cine São Luiz, in Recife (Pernambuco), inaugurated in 1952 and listed, in a regional level, in 2009. Designed by a modern architect on a modern avenue, seeking that modernity for itself, the building is now outdated; it was listed, and it is still preserved, not because of its being modern, but because it recalls a time past. Thus, São Luiz shows that not fitting current standards may be positive for the values of cultural heritage – since this may correspond to an ability to evoke other times and to generate interest or enchantment. Finally, it demonstrates further possibilities for twentieth-century architecture, freeing it from the burden of being always up-to-date.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEven3-
Relação: dc.relationhttps://www.even3.com.br/anais/9docomomonne/509466-cine-sao-luiz--o-valor-do-ultrapassado/-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura - séc. xx-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura moderna-
Palavras-chave: dc.subjectAntiguidade-
Palavras-chave: dc.subjectObsolescência-
Título: dc.titleCine São Luiz : o valor do ultrapassado-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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