Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, Cláudio Márcio de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:27:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:27:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27721-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/804159-
Descrição: dc.descriptionEste artigo se baseia em uma pesquisa que teve por objetivo analisar concepções sobre adolescência e desenvolvimento humano que medeiam as intervenções socioeducativas no contexto de um circo social. Participantes: adolescentes, corpo técnico, estagiários e o próprio pesquisador. Os resultados foram gerados considerando os seguintes núcleos de significação: (a) a potencialidade da arte circense como instrumento na promoção de desenvolvimento humano; (b) a evolução no uso de instrumentos circenses como foco do processo de acompanhamento e avaliação do adolescente; (c) a adolescência como fase do ciclo de vida; (d) risco e vulnerabilidade social como características do sujeito ou do contexto. A necessidade de que os agentes institucionais busquem uma compreensão mais profunda do processo de transformação pessoal que tem lugar ao longo da adolescência é aspecto explorado na discussão.-
Descrição: dc.descriptionThis article is based on a research aimed at analyzing conceptions around adolescence and human development mediating social educative interventions in the context of a social circus. Participants: adolescents; technical staff; trainees; and, the researcher himself. The results were generated considering the following meaning complexes: (a) the potential of circus techniques as mediation tools in promoting innovative trajectories of human development; (b) personal improvements in the domain of tools and techniques as the focus of the follow up and evaluation process of the adolescent; (c) adolescence as a stage of life cycle; (d) social risk and vulnerability alternating as char acteristics of the subject or the context. The necessity that institutional agents search for a deeper comprehension of the process of personal transformation that takes place along adolescence is an important point of discussion.-
Descrição: dc.descriptionEm processamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.scielo.br/j/edur/a/PXSJZTSk8p8JGZCp6jLzzsr/?lang=pt#. Acesso em: 24 out. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento humano-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto socioeducativo-
Título: dc.titleSignificações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo-
Título: dc.titleMeanings around human development and adolescence in a social educative project-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.