Aprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZimmermann, Erika-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Elvis Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:26:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:26:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3891-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/803868-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivos produzir, aplicar e investigar a aceitação de uma ferramenta de hipermídia de abordagem histórico-temática para o ensino de gravitação universal em turmas do 1º ano do ensino médio em uma escola da rede privada de ensino do Distrito Federal. Para a construção da hipermídia tomou-se como base o material produzido por Duarte (2006) quando da elaboração de seu trabalho de mestrado em Ensino de Ciências nesse mesmo Programa de Pós-graduação. O material foi desenvolvido e posteriormente utilizado em doze aulas em duas turmas do 1º ano do ensino médio no ano de 2007. Cada aluno recebeu um CD com a hipermídia aonde tiveram a possibilidade de utilizar em casa. A análise dos dados coletados por meio de observações, entrevistas em grupo, filmagens e análise documental; permite concluir que a ferramenta de hipermídia aliada a uma metodologia que visa uma maior participação dos alunos nas aulas, foi aceita de forma satisfatória. O uso do computador através de uma ferramenta de hipermídia, alicerçada em uma abordagem histórico-temática, foi considerado pelos alunos como estimulante para estudar. A ferramenta ajudou a mudar seu comportamento em sala de aula, além de ter contribuído para o melhor rendimento na avaliação de aprendizagem aplicada durante o período. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to produce, apply and investigate and enforce the acceptance of a hypermedia tool of historical and thematic approach to teaching Newton’s Gravitation, in classes from 1st year of high school in a private school network in federal district. To write this work we used as a basis Duarte’s (2006) research work, mainly his teaching material. To accomplish this work we, initially, have studied papers about the development of science teaching; the possibilities for use of history and philosophy of science in science teaching; and the use of computers in the teaching of science and especially in the teaching of physics. After developed, we used this material in twelve lessons at two different 1st year secondary classes in 2007. Each student got a CD with the hypermedia so they had the opportunity to use it at home. Data analysis of observations, group interviews, and documents; suggests that this hypermedia material, combined with a methodology that sought greater students’ involvement in classroom, was accepted in a satisfactory manner. The use of computers, through a tool of hypermedia rooted in history-central approach was regarded by students as stimulating to study and has changed their behavior in the classroom, It has contributed to a better performance in learning during the period.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectHipermídia-
Palavras-chave: dc.subjectGravitação universal-
Título: dc.titleAprendizagem da Lei da Gravitação Universal com uso de hipermídia de abordagem histórica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.