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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Pedro Augusto do | - |
Autor(es): dc.creator | Pescatori, Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Luciana Saboia Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-22T12:23:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-22T12:23:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45909 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/802701 | - |
Descrição: dc.description | A proposta de unidade de vizinhança - UV, de Clarence Perry, reverbera e continua sendo aplicada em projetos urbanísticos. Investigamos nesse artigo o papel das escolas primárias públicas na paisagem, na construção, na ocupação e no uso de dois bairros em Brasília: Plano Piloto e Ceilândia, ambos projetados sob o princípio da UV, para diferentes públicos, no contexto da criação da nova Capital. A pesquisa está dividida em duas partes, uma iconográfica – em que analisamos plantas, relatórios e fotografias – e a segunda estatística censitária – em que processamos e analisamos os dados do cadastro de matrículas da rede pública de ensino de Brasília. Constatamos que as escolas tiveram um papel central no projeto e na implantação desses dois bairros, que estudar perto de casa, dentro de uma distância ativa, é uma realidade para 64% dos alunos que moram na Ceilândia e que um terço dos alunos matriculados no Plano Piloto viajam mais de 27 km diariamente para chegar até a escola. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ANPUR | - |
Relação: dc.relation | https://www.sisgeenco.com.br/anais/enanpur/2022/arquivos/GT1_SEM_290_560_20211215173041.pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispersão urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade de vizinhança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) | - |
Título: dc.title | Unidade de vizinhança : o lugar da escola na paisagem urbana de Brasília | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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