Unidade de vizinhança : o lugar da escola na paisagem urbana de Brasília

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Pedro Augusto do-
Autor(es): dc.creatorPescatori, Carolina-
Autor(es): dc.creatorCruz, Luciana Saboia Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:23:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:23:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45909-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/802701-
Descrição: dc.descriptionA proposta de unidade de vizinhança - UV, de Clarence Perry, reverbera e continua sendo aplicada em projetos urbanísticos. Investigamos nesse artigo o papel das escolas primárias públicas na paisagem, na construção, na ocupação e no uso de dois bairros em Brasília: Plano Piloto e Ceilândia, ambos projetados sob o princípio da UV, para diferentes públicos, no contexto da criação da nova Capital. A pesquisa está dividida em duas partes, uma iconográfica – em que analisamos plantas, relatórios e fotografias – e a segunda estatística censitária – em que processamos e analisamos os dados do cadastro de matrículas da rede pública de ensino de Brasília. Constatamos que as escolas tiveram um papel central no projeto e na implantação desses dois bairros, que estudar perto de casa, dentro de uma distância ativa, é uma realidade para 64% dos alunos que moram na Ceilândia e que um terço dos alunos matriculados no Plano Piloto viajam mais de 27 km diariamente para chegar até a escola.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherANPUR-
Relação: dc.relationhttps://www.sisgeenco.com.br/anais/enanpur/2022/arquivos/GT1_SEM_290_560_20211215173041.pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem-
Palavras-chave: dc.subjectDispersão urbana-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de vizinhança-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectBrasília (DF)-
Título: dc.titleUnidade de vizinhança : o lugar da escola na paisagem urbana de Brasília-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.