A importância da imagem no ensino de Biologia e proposta de uma sequência didática para o seu uso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Marcos Antônio dos Santos Silva-
Autor(es): dc.contributorColégio Estadual Professor José Carneiro Filho-
Autor(es): dc.creatorSouza, Jessilane Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-22T12:21:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-22T12:21:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41099-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/802022-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho foi focado na importância do material visual no ensino de Biologia e na proposta de uma sequência didática com imagens. Oobjetivo do estudo foi avaliarse asimagens utilizadas em diversos materiais didáticos, facilitariam a fixação do conteúdo pelos alunos. Para tal, foi realizada a comparação entre duas metodologias diferentes em uma mesma aula, uma com textos e outra com imagens. A metodologia adotada foi aplicada nas turmas da 2a série do Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Professor José Carneiro Filho, localizado em Luziânia-GO, com 60 alunos, que receberam uma aula de 30 minutos sobre Mamíferos. Na primeira metade da aula, cada turma conheceu o conteúdo por meio de texto e aula expositiva e na segunda metade da aula, cada turma conheceu o conteúdo por meio de imagens e aula expositiva. Imediatamente após a aula, ocorreu a aplicação de um questionário semiestruturado sobre a opinião do aluno em relação as metodologias adotadas. Também foi aplicado um outro questionário a partir do aplicativo Plickers, para avaliação de fixação dasinformaçõesrecebidas durante a aula. Dois outros questionáriosforam aplicados após quinze dias. Um semiestruturado com perguntas sobre o que os alunos se lembravam da aula de 15 dias atrás e um outro questionário a partir do aplicativo Plickers. Com os dados dos questionários, foi possível analisar o potencial de uso das imagens no ensino, verificando de maneira qualitativa a importância de figuras para o ensino, pois os dados mostraram que o uso de imagens associada a fala, junto com textos aumenta o interesse do aluno pelo conteúdo, contribuindo para a lembrança sobre o tema. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, foi produzida uma sequência didática com abordagem investigativa com o uso de imagens para auxiliar a fixação do conteúdo de características gerais de mamíferos. O estudo trouxe resultados sobre o uso de imagem que permitiu concluir que, baseado em estudos anteriores e nas análises realizadas, o uso da imagem no ensino de Biologia é mais eficiente na fixação do conteúdo do que aulas exclusivamente com uso de textos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis work was focused on the importance of visual material in the teaching of Biology and the proposal of a didactic sequence with images. The objective of the study was to evaluate whether the images used in various teaching materials would facilitate the fixation of the content by the students. For this purpose, a comparison was made between two different methodologies in the same class, one with texts and the other with images. The methodology adopted was applied in the classes of the 2nd series of Regular High School at Colégio Estadual Professor José Carneiro Filho, located in Luziânia-GO, with a total of 60 students, who received a 30-minute class about mammals. In the first half of the class, each group got to know the content through texts and in the second half of the class, each group got to know the content through images. Immediately after class, a semi-structured questionnaire was applied to survey the student's opinion in relation to the adopted methodologies. Another questionnaire was also created using the Plickers application, to assess the correctness of the information received during the class. Two other questionnaires were applied after fifteen days. A semi-structured with questions surveying what students remembered from the class 15 days ago and another questionnaire from the Plickers app. With the data from the questionnaires, it was possible to analyze the potential use of images in teaching, qualitatively verifying the importance of figures for teaching, since the data obtained by the use of images associated with speech, together with texts increases the interest on the content. From the results obtained in the research, a didactic sequence was made with an investigative approach using images to help correct the content of general characteristics of mammals. This study showed that, based on previous studies and on the analysis performed here, the use of image in the teaching of Biology is more efficient in fixation the content than classes exclusively using texts.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Biológicas (IB)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectZoologia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais didáticos - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - avaliação-
Título: dc.titleA importância da imagem no ensino de Biologia e proposta de uma sequência didática para o seu uso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.